Alimentos essenciais para a manutenção da saúde, prevenção de doenças e combate aos sintomas mais comuns de muitas doenças femininas.
Só femininas? Não. Alimentos essenciais para a saúde da população em geral de ambos os sexos e de todas as idades.
Mas o enfoque aqui são doenças mais comuns entre as mulheres como câncer de mama, osteoporose, depressão e hipotireoidismo.
Amanhã é o Dia Internacional das Mulheres, uma data que deve nos levar a questionar a realidade que cerca as mulheres nos diversos aspectos de sua vivência e questões relacionadas a sua alimentação como forma de combater enfermidades não poderia ficar de fora dessas discursões.
Na verdade, essa discussão deveria ser muito mais ampla, abrangendo o fato de que a maioria das pesquisas médicas sempre foram voltadas para a população masculina, partindo do pressuposto, errôneo, de que bastaria espelhar esses resultados para atender as mulheres.
“De acordo com o censo de 1990 dos Estados Unidos, 51,3% da população é do sexo feminino. Apesar disso, uma revisão feita pelo Jornal da Associação Médica Americana no período de julho de 1995 a 13 de novembro de 1996 produziu alguns resultados bastante inquietantes: durante esse período, 83 artigos, pesquisas e estudos foram apresentados e apenas 9 deles (10,8%) estavam relacionados com a saúde das mulheres. Desses, 8 eram específicos sobre câncer de mama ou questões relacionadas à menopausa. Além disso, uma outra revisão, dessa vez dos Arquivos de Psiquiatria do Jornal da Associação Médica Americana para o mesmo período revelou que havia 121 artigos publicados, e apenas 5 (4,1%) mencionava mulheres, enquanto 10 (8,2%) diziam respeito aos homens.” O preconceito de gênero e a negligência médica contra a saúde das mulheres
Que alimentos são esses e quais os benefícios que seu consumo pode trazer para nossa saúde estão listados abaixo.
Para mais sobre alimentação e saúde consulte:
10 atitudes para melhorar a qualidade de sua alimentação
Estudo científico lista alimentos que combatem os sintomas da artrite reumatóide
Benefícios que o consumo de ovos pode trazer para sua saúde
Espero ter sido útil.