Batata frita..
Poucas comidas desfrutam da mesma unanimidade que ela e quem citar Nelson Rodrigues dizendo que toda unanimidade é burra, é porque nunca comeu uma boa batata frita.
Poucos ingredientes são tão versáteis quanto elas.
Sim elas, pois no mundo das batatas quantidade e qualidade andam de mãos dadas.
Vejamos:
Agora que já sabemos a história das batatas, conhecemos seus tipos e usos vejamos “A Receita”? Sim com maiúscula, pois é a melhor que já vi.
Será? Ainda não, pois existe uma “treta” secular envolvendo a paternidade da batata frita que vale a pena conhecer.
Acham que os norte americanos a inventaram?
Não, a disputa se dá entre franceses e belgas.
Em inglês, batata frita é french fries, algo como fritas francesa.
O nome é francês mas os belgas afirmam categoricamente que a criação é deles e citam o fato de que em 1680, na região do rio Mosa, os pescadores cortaram batatas em formato de peixe e as fritaram já que o rio havia congelado impossibilitando a pesca. The truth about ‘French’ fries: They’re Belgian, you know
Independente de tudo isso, a receita que está abaixo sofre clara influencia da belga já que as batatas foram fritas em duas etapas.
Aqui está:
Fiquem atentos ao próximo post, que se não é sobre receita, é sobre um filme que trás no título o termo Torta de Casca de Batata.
É sobre comida? Não, é sobre “como a arte, especialmente a literatura, pode salvar as pessoas, pois em meio a todo o caos, um livro em suas mãos pode ser exatamente a fuga ou o esconderijo que você precisa, pode também ser a inspiração para seguir em frente, e a faísca de vida para continuar lutando quando tudo parece ser em vão.”A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata
Onde entram as batatas?
Assistam o filme para saber, pois é um filme mais do que bem vindo para nos inspirar nesse começo de ano tão difícil e de tantas perdas no nosso país.
Vale a pena esperar.