A Pavlova e a bailarina.
Linda, uma Pavlova é linda.
Uma coroa de merenge recheada e coberta de creme e frutas vermelhas. Uma sobremesa leve criada em homenagem a uma bailarina que parecia levitar no palco.
Anna Pavlova, bailarina russa e primeira intérprete da “Morte do Cisne”, viveu entre 1881 e 1931 e consta que, quando ela dançava, até o vento parava para contemplá-la.
Anna viveu até os 50 anos. Pouco antes de morrer, pediu para vestir o traje usado na “Morte do Cisne” e ouvir os últimos acordes da música “O Lago dos Cisnes” de Tchaikovsky.
Vejam o vídeo de Anna Pavlova dançando a “Morte do Cisne”…
Emocionante…
A criação da receita é reivindicada com paixão tanto pela Austrália quanto pela Nova Zelândia.
Ingredientes:
Merengue
- 4 claras de ovo
- 150g de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 c. (sobremesa) de amido de milho.
- 1 c. (sobremesa) de sumo de limão
- Umas gotas de extracto de baunilha
Modo de Fazer: Pré aqueça o forno a 150 graus. Umedeça uma folha de papel manteiga e forre uma forma de aro removível. Bata as claras com o sal até o ponto de picos firmes.
Adicione o amido de milho e o limão. Bata um pouco.
Adicione o açúcar aos poucos até incorporar bem.
Coloque o merenge sobre o papel manteiga de forma que as bordas do merenge fiquem mais altas que o fundo. Como se fosse uma tigela rasa.
Leve para assar por 15 minutos a 150 graus e depois abaixe a temperatura par 120 graus e deixe assar por mais 1 hora.
Retire do forno e, CUIDADOSAMENTE, tire o papel manteiga. Como a Cozinha é Sincera alerto: Grudou tudo, deu um trabalho enorme para retirar, quebrou algumas partes, mas enfim… Foi a primeira vez que fiz…e talvez a última.
Cobri com Creme Confeiteiro misturado com Geléia de Mirtilos e decorei com morangos.
É realmente linda, tem um impacto visual imenso mas é uma sobremesa para quem realmente gosta de doce muito doce. Valeu a experiência…
Boa noite a todos.