Água tônica é aquela bebida gaseificada que ficou em segundo plano perante os refrigerantes, não é mesmo?
Sempre houve uma pequena legião de fiéis consumidores que mantiveram ela nas prateleiras dos supermercados por seu apreço em misturá-la com gin mas… nunca foi muito popular..
Esse cenário vem mudando nos últimos tempos com a popularização do Gin Tônica e com a tendência de experimentar misturas inusitadas da bebida com outras nunca imaginadas.
É o caso da bebida abaixo na qual que misturei em um copo com muito gelo água tônica e café no popularmente conhecido “Expresso Tônica”

Mas a história de como surgiu essa bebida é algo que vale a pena contar.
Uma história extraordinária que envolve a invasão e ocupação da Índia pelo Império Britanico, uma doença e uma árvore andina.
- A árvore é a Cinchona spp descoberta na América do Sul no início do séc. XVII e conhecida por seu poder curativo contra febres em geral.
A casca amarga dessa árvore apresentava a capacidade de aliviar febres e outros sintomas de doenças trazidas pelos europeus para a América.

2. Os primeiros navios britânicos chegaram à Índia em 1612 mas o domínio britânico na Índia somente teve início em 1858, quando a Companhia Britânica das Índias Orientais passou a pertencer à coroa da Inglaterra. Essa soberania durou até o ano de 1947.
Esses primeiros séculos de convivência foi marcado por inúmeros conflitos e por um flagelo que ceifava a vida de um número alarmante de soldados, funcionários da coroa e oficiais britânicos.

A malária.

A solução para esse problema aparentemente surgiu durante uma expedição no Rio Níger quando o médico escocês William Balfour Baikie usou quinina, extraída da casca da árvore Cinchona, não só para tratar quanto para prevenir o surgimento da malária.
O aparente sucesso do tratamento não tardou a se espalhar.

Apesar do grande entusiasmo com experimento do uso de água com quinino na prevenção da malária, a bebida acabou por se popularizar como um tônico digestivo ao invés de um remédio para febre.
Aproximadamente em 1825 oficiais do exército britânico estacionados na Índia começaram a misturar quinino com açúcar e água para criar uma bebida multiuso para combater problemas digestivos, sintomas da malária e como uma forma de ajudar viajantes europeus a enfrentarem o calor tropical.
Tudo isso foi facilitado pelo fato de terem criado acidentalmente uma bebida deliciosa.
Adicionar o gin ou uísque à bebida deve ter sido algo quase que automático.
E assim nasceu o G&T – Gin Tônica.
Em 1858, Erasmus Bond, proprietário da Pitt & Co. em Islington patenteou a bebida a base de quinino sob o nome de “água tônica” e ela se torna popular primeiramente nas colônias inglesas e depois no resto do mundo.
Para saber mais procure por
Just the Tonic: A Natural History of Tonic Water
Edição Inglês
por Mark Nesbitt e Kim Walker
Disponível na Amazon.

De sua “descoberta” até os dias de hoje você pode supor que pouco mudou na composição da água tônica.
Engano seu.
Sim, permanece o sabor amargo do quinino que lhe é característico temos sabores cítiricos misturados a ela, temos versões diet com adoçantes e até mesmo o sabor natural sem nenhuma adição de açúcar.
As embalagens também mudaram muito.
Quer saber o quanto?
Assista
Bom.
Agora chega de história, não é mesmo.
Vamos ver duas receitas com água tônica feitas e aprovadas pela Cozinha Sincera e outras com links para você se aventurar.
Água tônica e suas surpresas
Course: BebidasDifficulty: Fácil1
Taça8
minutes40
minutes170
kcalValor calórico referente a 1 taça de 200ml.
Ingredientes
50 ml de gin (opicional) Você pode ter uma bebida igualmente deliciosa sem bebida alcóolica
100 ml de água tônica
Suco de meio limão Tahiti, galego ou siciliano
1 /4 de xícara de pitaya vermelha
1 rodela de limão para decorar (opcional)
Gelo a gosto
Instruções
- Coloque a taça e a tônica no freexer até que estejam bem geladas.
- Bata no liquidificador a pitaya com o suco de limão. Se precisar coloque um pouco de água.
- Coe a mistura.
- Adicione bastante gelo no copa, adicione a água tônica e em seguida o suco de pitaya.
- Se for usar gin, coloque antes do suco.