• Skip to primary navigation
  • Skip to main content
  • Skip to primary sidebar

A Cozinha Sincera

Cozinhar é uma aventura

  • Home
  • Missão/Valores
  • Receitas
  • Vídeos
  • A Cozinha no Mundo
    • Livros, Filmes & Séries
      • Filmes
      • Livros
      • Séries
      • Vídeos
    • Notícias.
  • Diversão?
Home » A Cozinha no Mundo » Notícias. » Alimentação intuitiva, a antidieta

Alimentação intuitiva, a antidieta

11/03/2020 by Sheila

O que é a alimentação intuitiva e por que é chamada de antidieta?

Vejamos.

Milhões de anos de evolução nos trouxeram até aqui.

De nômades caçadores e coletores ao modo de vida atual, a história da humanidade foi forjada por nossa capacidade de resistir a fome e usar nossa energia para obter alimento.

Nosso corpo desenvolveu ferramentas poderosas que coloca em ação ao menor sinal de risco à nossa sobrevivência.

E para ele, a fome é um desses sinais.

Então, o que acontece quando você resolve fazer uma dieta?

Seu corpo não sabe que essa é uma decisão sua, ele acha que,  por alguma catástrofe climática, por uma disputa territorial ou algo assim, você teve de sair do local em que havia abundância de alimentos e está vagando em busca de um novo território.

Foto

Assim, ao restringir o consumo calórico você aciona um alarme no seu corpo que leva seu cérebro a se tornar um órgão faminto cujo objetivo primeiro é fazer você comer mais e repor seu estoque energéticos (gordura) a um patamar que ele considere seguro.

A ciência tem feito importantes descobertas que relacionam receptores de hormônios – como a grelina e a leptina – em nosso cérebro com a manutenção do equilíbrio energético dos nossos corpos.

Então,  tempos um corpo moldado para garantir nossa sobrevivência estocando energia em forma de gordura e uma realidade em que a abundância alimentar torna disponível uma quantidade ilimitada de energia em todos os lugares e a qualquer tempo.

Foto

Olhando assim, parece óbvio que isso não daria certo.

Qual o resultado mais visível dessa equação que não fecha?

O aumento gradual de peso na população mundial e a epidemia de obesidade.

Mas, por trás de todos os dados e estatísticas que apontam a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública em quase todos os países,  há pessoas, homens, mulheres, crianças e adolescentes que convivem com a realidade de estar em um corpo que é considerado inadequado e mesmo insalubre para os padrões atuais.

Pessoas que vivem em uma sociedade que vê  a obesidade  como opção de quem não quer ou não se esforça o suficiente para perder peso.

Bastaria que eles quisessem e pronto.

Seriam magros.

Essas conclusões  se baseiam em alguns mitos muito difundidos sobre a obesidade e sobrepeso.

  • A obesidade é uma condição autoinfligida
  • O controle do peso é uma equação matemática simples. – calorias + exercícios = menos peso
  • A obesidade é resultado da falta de disciplina e vício em comidas calóricas
  • A obesidade somente é encontrada em países desenvolvidos devida a indústria alimentícia
  • Modificações na dieta são modismos que tendem a falhar e não tem respaldo científico
  • A obesidade surgiu nos últimos 30/40 anos. Não existia antes disso
  • Se os pacientes não perdem peso com dieta e exercício físico é porque não estão se esforçando o suficiente
  • A cirurgia bariatrica é um procedimento estético sem benefício a saúde

Todos esses equívocos  levaram a American Medical Association a definir a obesidade como uma doença.

Considerar a obesidade uma doença muda a abordagem na busca de soluções que tentam  minimizar os danos que a “gordofobia”  tem causado nos portadores da doença.

Foto

Tira o foco do doente como causa da obesidade e coloca na doença e nos múltiplos fatores que levam a ela.

Mas no que essa conversa toda influencia nossas vidas?

Em muita coisa.

Nossa sociedade idolatra a magreza como uma virtude e não como consequência de uma vida saudáve.

Quando o foco é seu peso e não sua saúde é sinal de que algo está muito errado.

Pergunto a você:

  • Quantas vezes você fez dieta ao longo de sua vida.
  • Quantas vezes você atingiu o peso que se propôs?
  • Manteve a perda de peso por quanto tempo?
  • Quais os sacrifícios que você fez para atingir essa meta?
  • Você estava feliz durante esse processo?
  • Seus indicadores de saúde melhoraram?
  • Você recuperou o peso novamente?

Estamos sempre pressionados a perder peso, não é mesmo?

Mas a quem interessa manter as pessoas nessa busca constante por um peso ideal que  muitas vezes é incansável?

Melhor seria perguntar a quanto, e não a quem.

Segundo a empresa  de pesquisa americana  MARKETDATA,  o “mercado da perda de peso”  movimentou US$ 66,3 bilhões de dólares em 2017.

Sua busca do peso ideal é um produto muito rentável e vender essa ilusão alimenta um mercado bilionário.

Vamos analisar o ciclo vicioso de uma dieta.

É um ciclo frustrante, cansativo e que leva a um profundo sentimento de fracasso.

Por que não funciona comigo se funciona para tanta gente?

A resposta para essa pergunta são muitas e não são fáceis, mas de fato a maioria das pessoas ou desiste da dieta nos primeiros dias, ou recupera todo o peso e mais um pouco quando alcança seu objetivo.

Mesmo durante pesquisas com voluntários altamente motivados recebendo todo o apoio de uma equipe multidisciplinar a perda de peso foi de modestos 3 a 5% no final das dietas.

É nesse contexto que ganha força no mundo o conceito de alimentação intuitiva que tem como princípio 10 pilares básicos cujo objetivo principal é um pacto de paz entre nós e a comida.

Vamos entender cada um desses princípios.

  • Dietas: analise todas as dietas que você já tentou ao longo de sua vida, observe que restrições você fez e onde isso lhe levou. Faça um pacto consigo de que nunca mais fará dietas restritivas.

 

 

  • Fome: mantenha-se alimentado. Sim, é isso mesmo, pois a fome é um gatilho que nosso corpo usa para manter nossas reservas de energia. Quanto maior a fome, maior será sua dificuldade de manter uma rotina alimentar equilibrada e saudável. Inclua proteínas e carboidratos em todas suas refeições.

 

  • Comida: faças as pazes com a comida e pare de lutar contra seus pratos preferidos. Quando você perceber que não existem mais proibições e que aquele alimento estará disponível para você sempre que quiser, a compulsão irá diminuir. A comida não é só aquilo que alimenta nosso corpo, é também o que nos reune e conforta em muitos momentos.

 

  • Culpa: desafie os vigilantes do peso que moram dentro e fora de você. Diga não aos pensamentos nos quais você se culpa por não ter sido forte o suficiente para resistir aquele lindo pedaço do seu bolo de chocolate preferido. Não permita que você, seus familiares ou amigos patrulhem sua comida e lhe façam sentir culpa por gostar de comer bem. Lembre-se de que se privar dos alimentos que você mais gosta só tornam esses alimentos um gatilho para que você os coma em excesso quando perder a briga contra a fome.

 

  • Prazer: Comer não é só se alimentar, é compartilhar, dividir e reunir. A demonização da comida lhe tira um prazer que é intrínseco à natureza humana. Dar-se ao prazer de desfrutar daquilo que gosta gera uma sensação de satisfação que muda sua relação com a comida.

  • Instinto: temos mecanismos sofisticados no nosso corpo que nos avisam quando estamos satisfeitos – sim, há descobertas científicas de que os receptores de leptina podem estar viciados e de que isso tem confundido nosso cérebro sobre a saciedade – , e as dietas constantes fazem com que desaprendamos a reconhecer esses sinais. Nosso cérebro precisa de um tempo após o início da refeição para emitir os sinais de saciedade então, como lentamente, pouse o grafo no prato após cada bocado, saboreie a comida e pergunte-se se você já está satisfeito antes de se servir novamente. Em resumo, respeite seus instintos.

  • Acalanto:  seja bom consigo. Talvez essa seja a mais importante de todas essas diretrizes. Seja gentil consigo, entenda que seu corpo não é um objeto decorativo, ele contém sua psiquê, sua alma, seus sonhos e é dentro dele que você irá percorrer essa jornada chamada vida. Somos não só um corpo, somos emoções como solidão, felicidade, angústia, compaixão, ansiedade… Muitas vezes quando nos sentimos mau, a comida é um acalanto e negar a você esse direito somente o tornará mais solitário e infeliz. Quando você sabe que você pode se dar o prazer de desfrutar daquilo que lhe conforta e tira de cima de si o sentimento de culpa, a compulsão alimentar vai diminuindo. Mas sempre que você sentir que essas emoções se tornam constantes e atrapalham sua qualidade de vida, busque ajuda. A depressão é um doença grave e você precisa de ajuda médica para lutar contra ela.

  • Respeito: respeite seu corpo. Se olhe no espelho com franqueza e bondade, observe os corpos de sua família, de seus pais, tios e primos. Essa é sua herança genética, tentar fugir disso só lhe trará frustração. Devemos buscar tornar o corpo que temos o mais saudável, forte e flexível possível para que ele possa nos suportar na jornada da vida. Respeite-se, se você calça 37, você não anda por aí em um sapato 35.

  • Movimento: mova-se, ande, saia com o cachorro, volte a pé para casa se puder, vá a um parque no final de semana, passeie com os filhos, ande de bicicleta, alongue-se… manter-se em movimento não significa só ir à academia, significa não ficar o tempo todo sentado no trabalho ou na frente da televisão. Quanto mais nos sentimos desconfortáveis em nosso corpo menos vontade temos de sair, mais tempo passamos fechados longe do sol, mais tempo passamos sozinhos e maior se torna nossa angústia. Liberte seu corpo da prisão que impuseram a você.

 

 

  • Saúde:  Faça escolhas alimentares que respeite sua saúde e seu paladar. O comer intuitivo é um processo de respeito, cuidado e autoconhecimento. Cuidar de seu corpo tendo como objetivo sua saúde e seu bem estar físico e psicológico pressupõe que você cuidará de que sua alimentação supra suas necessidades nutricionais sem abrir mão do prazer. O equilíbrio entre essas necessidades, o ganho de saúde e o prazer é fruto do caminho que você irá percorrer e não seu objetivo final.

Quer ouvir tudo isso da boca de alguém que sabe muito bem do que está falando?

Assista esse vídeo da diva Sophie Deram. Ela é maravilhosa.

Só o ponto de vista de uma nutricionista não basta para convencer você?

Então vejamos o que Claudia Feitosa-Santana, pós doutorada em neurociencias pela Universidade de Chicago, doutorada em neurociencia e comportamento pela USP, e mestra em psicologia experimental também pela USP tem a dizer.

Sim, a CozinhaSincera já escreveu muitos posts sobre dietas.

Eles foram escritos com cuidado e visando contribuir para o bem estar de seus leitores, mas um blog é uma construção de conhecimentos que se dá em camadas e, conforme  estudamos e aprendemos mudamos a forma de olhar a realidade.

Vejam alguns desses posts:

  • 7 DIETAS POPULARES, SEUS PRÓS, CONTRAS E O QUE A CIÊNCIA TEM A DIZER SOBRE ELAS
  • 7 dicas para perder peso que você não deve seguir
  • Carboidratos e sua importância na manutenção de nossa saúde

Se você digitar “dieta” na caixa de busca do bloque terá acesso a outras publicações que abordam o mesmo tema.

Fontes:

  •  Alimentação Intuitiva
  • Controle de apetite e regulação do balanço energético no mundo moderno: cérebro controlado por recompensa substitui sinais de saciedade
  • Grelina e obesidade: identificando lacunas e dissipando mitos. Uma reavaliação.
  • PRECISAMOS FALAR DE GORDOFOBIA
  • Avanços recentes no entendimento da sinalização e resistência à leptina.
  • American Medical Association decide que a obesidade é agora considerada uma doença
  • Um mercado de peso
  • 12 nutricionistas explicam por que dietas não funcionam e o que fazer em vez disso
  • Argumentos para chamar a obesidade de uma doença nº 4: resposta limitada a tratamentos de estilo de vida

Espero ter contribuído.

Abraços sinceros, Sheila.

Compartilhe com seus amigos

  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • E-mail
  • WhatsApp
  • Compartilhar no Tumblr

Relacionado

Filed Under: A Cozinha no Mundo, Notícias. Tagged With: Como fazer, Saudável

About Sheila

Alguém que acredita que cozinhar é uma aventura.

Primary Sidebar

Procure aqui sua receita

A Cozinha Sincera

A Cozinha Sincera

Rosca de Coco

Saiu agora do “forno”

cozinha_sincera

Risoto com antecedência? Sim, isso mesmo. Você p Risoto com antecedência?
Sim, isso mesmo.
Você pode preparar seu risoto com até uma semana de antecedência e finaliza-lo 15 minutos antes de servir.

INGREDIENTES⬇️
* 1 cebola picada 
* 50 G de manteiga
* 2 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli
*1 cálice de vinho branco seco.
*5 xícaras de bom caldo
*1/2 colher de sopa de açafrão. Não tem? Use açafrão da terra ou cúrcuma
* 50 g de manteiga
*Sal e pimenta do reino a gosto
INSTRUÇÕES⏱
1. Refogue a cebola na manteiga✅
2. Adicione o arroz e refogue até que ele fique ligeiramente transparente e brilhoso✅
3. Coloque o vinho branco e refogue até que ele seja absorvido pelo arroz✅
4. Agora muita atenção, do total de 5 xícaras de caldo da receita, você vai adicionar duas, uma de cada vez, mexendo vigorosamente o arroz após cada adição✅
5. Verifique o arroz após ter adicionado a segunda xícara de caldo. Ele deve estar com a superfície macia mas o interior cru. Ao morder ele deve quebrar, como um grão cru de arroz✅
6. Nesse momento transfira todo o arroz para uma forma grande o suficiente para que ele fique bem espalhado, em uma camada o mais fina possível✅
7. Leve imediatamente para a geladeira✅
8. Quando o arroz estiver completamente gelado transfira para um pote com tampa. O arroz estará em blocos compactos e de aspeto estranho. Não se preocupe, tudo dará certo✅
9. Guarde por até 1 semana✅
10. No dia de servir seu risoto:
11. Coloque os blocos de arroz em uma frigideira grande✅
12. Dissolva o açafrão nas 3 xícaras restantes de caldo e aqueça✅
13. Acrescente o caldo fervendo ao arroz, uma concha de cada vez, mexendo vigorosamente após cada adição✅
14. Repita o processo até que o arroz esteja perfeitamente cozido e cremoso✅
15. Para outros sabores de risoto, prepare os ingredientes antes de finalizar o cozimento do arroz. Por exemplo: para um risoto de cogumelos, refogue-os na manteiga; para um Risoto de Camarão ou Frutos do Mar, idem. Assim, antes de adicionar a última concha de caldo, coloque os opcionais que irão definir o sabor do seu risoto na frigideira e finalize com a última concha de caldo✅
16. Adicione mais uma colher de sopa de manteiga, mexa bem e sirva imediatamente.✅
#cosi 
#cozinhasincera 
#risoto
O melhor bolo de fubá do mundo? Sim é, na minha O melhor bolo de fubá do mundo?
Sim é, na minha opinião.
Fofo, nada áspero, nada seco, não “arranha” na garganta.
Receita?
Aqui óh!⬇️

Ingredientes:
– 2 xícaras de fubá
– 2 xícaras de açúcar
– 2 xícaras de leite, leite sem lactose ou leite de coco
– 1/2 xícara de óleo de girassol
– Erva doce a gosto
– 1 pitada de sal
– 5 ovos. Gemas e claras separadas
– 1 colher de chá de fermento para bolo
Preparo⏱
1. Misture o fubá, o açúcar e o sal✅
2. Adicione o leite e o óleo✅
3. Misture bem✅
4. Leve ao fogo até que engrosse e comece a fazer bolhas mexendo constantemente✅
5. Retire do fogo e coloque em uma tigela para esfriar✅
6. Preaqueça o forno a 180 graus✅
7. Unte com óleo e polvilhe com fubá uma forma de buraco no meio✅
8.Separe as claras das gemas✅
9. Bata as claras em neve✅
10. Enquanto as claras batem, adicione as gemas, uma a uma à polenta (angu), misturando bem após cada adição✅
11. Incorpore as claras em neve á mistura de fubá delicadamente em movimentos circulares de cima para baixo✅
12. Adicione o fermento e misture delicadamente✅
13. Leve para assar por 45 minutos, mais ou menos✅
14. Faça o teste do palito após 35 minutos✅
15. Espere esfriar, polvilhe açúcar de confeiteiro✅
Perfeito para o café dessas tardes frescas de outono.
.
#cosi 
#cosiblog 
#cozinhasincera 
#bolo 
#bolocaseiro 
#bololindo 
#bolodelicioso 
#bolodefuba 
#bolofofo 
#comidabrasileira 
#comidadevó
Bolo de Cenoura? Sim, mas bem diferente daqueles q Bolo de Cenoura?
Sim, mas bem diferente daqueles que vc sempre vê por aí.
A aveia entra no lugar da farinha, o mel no lugar do açúcar e não é adicionada nenhuma gordura extra a ele.
O resultado?
Um bolo úmido, cheio de texturas, aromático, nutritivo e muito saboroso.
Sem glúten e sem lactose, (por necessidade e não por opção) mas com muito sabor.
Ingredientes⬇️
- 2 xícaras de aveia em flocos 
- 1 colher de chá fermento para bolo
- 1 colher de chá de canela
- 1/2 colher de chá de gengibre em pó 
- 1/4 colher de chá de sal
- 1 3/4 xícaras de leite sem lactose
- 2 ovos
- 1/3 xícara de mel
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha
- 3/4 (coloquei 1 cenoura grande) xícara de cenoura ralada fino
- 1/2 xícara de passas brancas (opcional)
- 1/2 xícara de nozes picadas (opcional)

Preparo⏱
1. Pré-aqueça o forno a 180°✅
2. Forre, e/ou unte e polvilhe farinha de aveia, 2 formas de bolo inglês ou 6 formas para muffin, ou uma forma de bolo inglês e 4 de muffin. Bolos em formas de muffin são ótimas opções para levar de lanche✅
3. Em uma tigela grande, misture a aveia em flocos, o fermento, a canela, o gengibre e o sal✅
4. Em uma tigela média, misture o leite, os ovos, o mel  e a baunilha✅
5. Adicione as cenouras e metade das passas e das nozes se for usar✅
6. Adicione a mistura molhada à mistura seca e mexa até combinar✅
7. Despeje a mistura na/nas assadeiras✅
8. Polvilhe o restante das passas e nozes✅
9. Asse por cerca de 40-45 minutos, até dourar levemente✅
10. Deixe esfriar por 5 minutos e sirva em seguida✅
11. Armazenar na geladeira
#cosi 
#cosiblog 
#cozinhasincera 
#bolo 
#bolodecenoura 
#cenoura 
#bolodeaveia 
#aveia 
#bolosemgluten 
#bolosemlactose 
#bolodelicia 
#semglutensemlactose 
#saudavelegostoso 
#nutritivoydelicioso
Gosta de Pão de Alho?
Sim, eu sei que sim.
Mas já pensou em fazer “o pão” do pão de alho?
Acha difícil, né?
É nada. 
Veja esse naan com creme de alho. Rápido, fácil e delicioso.
.
Você pode preparar o alho no forno quando estiver assando algo ou em uma pequena panela em fogo lento.
Convenhamos, aquecer o forno para assar uma cabeça de alho não é viável hoje em dia.
Utensílios🥘
- 1 panela bem pequena ou tigela que possa ir ao forno
Ingredientes⬇️
* 1 cabeça de alho cortada ao meio (ver imagem)
* 1/3 de xícara de azeite de oliva
* Um raminho de tomilho, sálvia, louro…
* 1 pote de iogurte natural integral de 170g sem açúcar ou adoçante. 
* 1 xícara de farinha de trigo 
* 2 colheres de chá de fermento em pó
INSTRUÇÕES⏱
Creme de alho:
1. Corte a cabeça ao meio✅
2. Coloque o azeite e a erva fresca de sua escolha na panela, adicione a cabeça de alho e cozinhe lentamente até que doure✅
3. Espere esfriar, tire o alho, descasque e esprema com um grafo✅
4. Misture com o azeite e reserve✅
Pão:
1. Em uma tigela grande misture a farinha e o fermento. Em seguida, adicione o iogurte e misture com uma espátula até que o iogurte tenha absorvido a farinha. Talvez você não precise usar todo o iogurte, adicione metade e o restante aos poucos até conseguir formar uma bola não grudenta✅
2. Misture a pasta de alho✅
3. Trabalhe a massa até obter uma bola lisa. Pode fazer isso na tigela ou na bancada✅
4. Deixe repousar por no mínimo 30 minutos✅
5. Divida a massa em pedaços iguais. Normalmente rende 6 pedaços✅
6. Modele cada pedaço formando bolas, abra cada uma em um círculo o mais fino possível pois isso garantirá o perfeito cozimento da massa e a formação das bolhas✅
7. Aqueça uma frigideira grande (preferencialmente de ferro) em fogo médio✅
8. Usando um pincel, pincele um lado da massa com azeite de oliva, manteiga derretida, óleo ou banha e coloque sobre a frigideira quente✅
9. Deixe o pão torrar e borbulhar, cozinhando por 2-3 minutos de cada lado✅
10. Assim que retirar o pão você pode polvilhar ervas frescas picadas ou queijo ralado✅
.
#cosi 
#cosiblog 
#cozinhasincera 
#paodealho 
#pão 
#naan 
#pitabread 
#churrasco 
#churrascoemfamilia 
#churrascodedomingo 
#amopaocaseiro
Do que é feito seu café da manhã? Que tal exper Do que é feito seu café da manhã?
Que tal experimentar outras opções?
O pãozinho com manteiga e um café preto é uma delícia, mas vocês não imaginam o mundo de opções que estão a sua disposição.
Olhem a foto e imaginem o quanto isso foi fácil e satisfatório.
Pensem nisso para amanhã.
Boa noite.
.
#cosi 
#cosiblog 
#cozinhasincera 
#cafedamanha #ovosnocafedamanha 
#fotodecomida 
#cafedamanhasaudavel 
#cafedamanhafit 
#cafédamanhãsaudável 
#ovos 
#ovofrito
A Cozinha é Sincera. Esses rolinhos - que podem s A Cozinha é Sincera.
Esses rolinhos - que podem ser de coco, canela, maçã, pistache… - são deliciosos, lindos, e perfeitos para acompanhar um café.
Mas…?
Compensam suas 800 calorias por unidade?
Eu não sou da Patrulha da Caloria então digo que sim, compensam.
Desde que vc compartilhe com outras pessoas e que faça parte de um momento especial.
A tabela nutricional é referente a uma rosca de canela e essa da foto é de pistache.
Por que isso?
Porque quando compartilho a receita no blog sempre busco compartilhar também as informações nutricionais das receitas e como não sou nutricionista, busco bancos de dados que forneçam esses valores, mesmo que a composição da receita não seja exatamente igual.
Para entender, visite o blog, veja a receita completa e entenda como isso funciona.
Link na bio.
#cosi 
#cosiblog 
#cozinhasincera 
#roscadoce 
#cinamonroll 
#calorias 
#tabelanutricional 
#informações 
#paodoce
Load More... Follow on Instagram

Siga a Cozinha

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • Twitter
  • YouTube

Posts & páginas populares

  • Maionese batida na mão à moda do sul
  • Chipa Paraguaia: um pão de queijo mais sequinho e menos gorduroso
  • Chipa paraguaia com polvilho doce e polvilho azedo
  • Risoto rápido. Revelado o segredo dos restaurantes!
  • Geleia de pitanga. Do pé para a mesa
  • Pé de moleque ou bolo de mandioca?
  • Pão de ló com leite quente e manteiga
  • Crepioca. Nem crepe, nem tapioca
  • Pão de queijo com polvilho escaldado
  • Tempurá de peixe empanado na cerveja

Por Categoria

  • A Cozinha da Casa Brasileira
  • A Cozinha no Mundo
    • Livros, Filmes & Séries
      • Filmes
      • livros
      • Séries
    • Notícias.
    • Vídeos
  • Acompanhamentos
    • Cereais
      • Arroz
      • Milho
      • Quinoa, amaranto e chia
      • Risotos.
    • Legumes
      • Frutos
    • Molhos para massas, carnes e saladas.
    • Verduras, legumes e raízes.
      • Horta
      • Raízes
      • Saladas
        • Folhas
  • Agenda do dia
  • Bebidas
    • Sucos, chás, suchás e águas aromatizadas
  • Diversão: jogos, trivias e advinhas
  • Doces
    • Bolachas, Biscoitos, Sequilhos e Cookies.
    • Bolos, roscas e bolinhos
    • Caldas, Glacês e Recheios Doces.
    • Cremes, Pudins, Musses e Pannacota
    • Doces Regionais
    • Docinhos miúdos
    • Geleias e doces de frutas
    • Panquecas e Tapiocas
    • Sorvetes, picolés e gelados
    • Tortas doces
  • Entradas
    • Saladas
  • Frutas
  • História
  • Leite e derivados
  • Leites vegetais
  • Ovos, omeletes e suflês
  • Pães, Pizzas, Focaccias e Tortas Salgadas
  • Petiscos
    • Comida de boteco
      • Pastéis, empanadas e empadões
      • Salgadinhos
      • Sanduíches e Hambúrgueres
  • Pratos principais
    • Carnes
      • Aves
      • Carne bovina
      • Carne de ovinos e caprinos
      • Carne suína
      • Peixes e Frutos do Mar
    • Leguminosas
    • Massas
      • Massas frescas
      • Massas recheadas
      • Massas secas
      • Nhoque
    • Sopas, Caldos e Cremes
  • Sobremesa
  • Uncategorized
  • Vídeos
  • Vídeos do Mundo

Copyright © 2022 · Foodie Pro Theme por Shay Bocks · Construído por Genesis Framework · Oferecido porWordPress

loading Cancelar
Post não foi enviado - verifique os seus endereços de e-mail!
Verificação de e-mail falhou, tente novamente
Desculpe, seu blog não pode compartilhar posts por e-mail.