O consumo de determinados alimentos são uma maneira eficaz para diminuir processos inflamatórios em nosso corpo.

calor tumor dor Perda de função rubor
Mas de que processos inflamatórios estamos falando?
Vamos explicar.
Existem dois tipos de processos inflamatórios em nosso corpo: agudos e crônicos.
- Inflamações agudas: ocorre rapidamente e, geralmente, dura pouco. Nosso organismo entra em ação mobilizando estruturas capazes de destruir os micróbios invasores, remover as células danificadas e reestabelecer o equilíbrio na ária afetada.

https://vet.uga.edu/ivcvm/courses/VPAT5200/03_inflammation/02_acute/images/inflamm02_clip_image002.jpg
- A inflamação crônica: geralmente começa com a mesma resposta celular, mas se transforma em um estado persistente que pode permanecer por meses ou anos, quando a resposta do sistema imunológico não consegue eliminar o problema. Alternativamente, a inflamação pode permanecer ativa mesmo após a ameaça inicial ter sido eliminada. Em outros casos, a inflamação de baixo nível é ativada mesmo quando não há lesão ou doença aparente. Sem controle, o sistema imunológico estimula os glóbulos brancos a atacarem tecidos e órgãos saudáveis próximos, estabelecendo um processo inflamatório crônico que desempenha um papel central em algumas das doenças mais desafiadoras do nosso tempo, incluindo artrite reumatóide, câncer, doenças cardíacas, diabetes, asma, e até mesmo Alzheimer.

https://chronicinflammationtest.com/assets/uploads/media/diseases.png
Qual a novidade em relação a esses processos?
Que a reversão desse quadro passa tanto pelo armário de remédios quanto pela geladeira.

https://thumbs.dreamstime.com/b/refrigerator-full-healthy-food-mediterranean-diet-73515646.jpg
Sim, segundo , Dr. Frank Hu, professor de nutrição e epidemiologia do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard, “Muitos estudos experimentais mostraram que os componentes de alimentos ou bebidas podem ter efeitos anti-inflamatórios”.
Em contrapartida, ainda segundo Dr. Hu, “Alguns dos alimentos que têm sido associados a um aumento do risco de doenças crônicas, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas também estão associados ao excesso de inflamação. Não é surpreendente, uma vez que a inflamação é um importante mecanismo subjacente para o desenvolvimento dessas doenças”.
Quais alimentos, comprovadamente, ajudam no combate as inflamações, tanto agudas quanto crônicas em nossos corpos?

cozinhasincera.com
Além desse grupo, os pesquisadores incluiram o café como um poderoso antiinflamatório e o consumo regular de peixes gordos como sardinha e atum como recomendáveis.
A conclusão deles é de que uma dieta saudável e equilibrada é capaz, tanto de ajudar seu corpo em momentos de inflamação aguda, como prevenir quadros futuros de inflamação crônica.
Nesse sentido, a recomendação principal seria de que todos seguíssemos uma dieta o mais próxima possível da Dieta Mediterrânea.

http://www.lifetimefatloss.com/Mediterranean-diet-food-pyramid.html
Sobre a evolução e os diversos tipos de Pirâmides Alimentares consultar Piramides alimentares e o que você tem a ver com isso.
Quais as possíveis causas das inflamações crônicas?
- Dietas pobres em nutrientes
- Consumo de alimentos ultraprocessados
- Infecções mal curadas
- Resistencia à insulina
- Stress
- Obesidade
- Uso desnecessário de antibióticos
- Sedentarismo
Quais alimentos causam inflamações em nosso corpo?
Sobre a criação de animais confinados, sua alimentação e os riscos que o uso de antibióticos em rações podem trazer para a saúde humana leia Abuso de antibióticos em animais ameaça milhões de pessoas.
Mais informações These Foods Are Killing You

https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/51M2Ei27bTL._SX258_BO1,204,203,200_.jpg
Fontes:
https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/foods-that-fight-inflammation
http://ryanmunsey.com/home/these-foods-are-killing-you/
https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/understanding-inflammation