Alimentos e taxas de colesterol no sangue.
O que é colesterol?
“O colesterol é uma substância gordurosa encontrada em todas as células no nosso corpo. Ele é essencial para a formação das membranas das nossas células, para a síntese de hormônios, como a testosterona, estrogênio, cortisol e outros, para a produção da bile, para digestão de alimentos gordurosos, para formação da mielina (uma bainha que cobre os nervos), para metabolização de algumas vitaminas (A, D, E e K), etc.”
O colesterol é uma gordura e como tal, não se dissolve no sangue, assim como o óleo não se dissolve na água. “Portanto, para viajar através da corrente sanguínea e alcançar os tecidos periféricos, o colesterol precisa de um transportador”
Esses “transportadores”, as Lipoproteína, se dividem em três categorias principais:
- VLDL: transporta triglicerídeos e ( pouco ) colesterol para os tecidos.
- LDL: Transporta colesterol e ( pouco ) triglicerídeos do sangue para os tecidos.
- HDL: faz o caminho oposto aos ouros dois. Retira o excesso de colesterol dos tecidos, inclusive das placas arteriais.

http://www.similia.com.br/homeopatiaesaude/wp-content/uploads/2016/08/colesterol-hdl-ldl.png
Para mais informações acerca desse processo vital assista ao vídeo abaixo produzido pelo Hospital Albert Einstein
Fonte: http://www.mdsaude.com/2008/11/colesterol-bom-hdl-e-colesterol-ruim.html
O que faz com que nosso organismo produza mais um ou outro tipo de Lipoproteína?
Tudo indica que existe um componente genético que influencia essa produção: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0066-782X2014001900011&script=sci_arttext&tlng=pt
Influencia, mas não define.
Depois da genética, nossos hábitos alimentares são o elemento que mais influencia a variação das taxas de colesterol no nosso corpo.
Diferentes alimentos reduzem o colesterol de várias maneiras.
Alguns alimentos ricos em fibras solúveis, quando ingeridos, tem a característica de se ligar ao colesterol (LDL) presente em nosso sistema digestivo e elimina-lo antes de que ele entre na nossa corrente sanguínea.
Outros, são gorduras poliinsaturadas, que baixam diretamente o LDL.
Ver http://www.scielo.br/pdf/abem/v53n5/12.pdf, pág 599.
E outros ainda, contém esteróis vegetais e estanóis, que impedem o corpo de absorver o colesterol. Mas aqui estamos falando de indicações médicas e sobre isso, melhor consultar um médico e não um blog.
Conheça os alimentos com maior capacidade de influenciar essa batalha diária travada no seu corpo e aprenda como se prevenir ou reverter um placar negativo.
Agora um item fora da lista de alimentos mas de grande importância para o controle do colesterol e manutenção de sua saúde cardíaca:
a – torne a prática de uma atividade física, qualquer atividade, uma parte da sua rotina igual ao ato de tomar banho e escovar os dentes.
b – mantenha seu peso sob controle.
Todas essas indicações formam um conjunto de soluções não medicamentosas para o controle do colesterol mas não só, eles funcionam para manter a pressão arterial sob controle, os ossos saudáveis, um processo digestivo mais fácil e também influenciam na manutenção da saúde mental.

https://www.bspharma.com.br/wp-content/uploads/2016/05/taxa-ideal-de-colesterol.jpg
Para tornar esse processo viável é preciso diversificar as estratégias, apostar em uma dieta mais rica, evitar alimentos nocivos, repensar sua lista do supermercado, resistir ao apelo das comidas prontas para consumo imediato, dedicar tempo para preparar sua alimentação… tudo isso envolve muito mais trabalho e tempo do que tomar seu medicamento diário mas tudo indica que esse é o melhor caminho para uma vida longa e saudável.
Fontes:
https://www.health.harvard.edu/heart-health/11-foods-that-lower-cholesterol