Olá, vocês já perceberam que peixe não é meu forte. Não sei o que acontece, se por ter morado muitos anos longe do mar, por herança cultural, por falta de hábito…muitas podem ser as desculpas mas realmente me sinto meio desajeitada quando lido com eles.
Apesar dessas ressalvas tenho me esforçado para fazer peixe, de vez em quando, pois cada vez mais sabemos da importância que tem seu consumo para uma alimentação saudável. Sobre isso, leia Peixes no Cardápio, do departamento de nutrição do Hospital Albert Einstein.
Agora, quando faço peixe, dou preferência a fazê-los assados e temperados com muitas ervas frescas. É o caso das belas anchovas abaixo. Reparem como seus olhos estão brilhantes entregando o quanto estão frescas.
Como vocês também sabem, tenho uma horta no meu quintal. Ervas frescas não são problema quando se tem uma horta e não se iludam, qualquer espaço serve para colocar um vasinho de manjericão, de alecrim, de salsinha… Basta querer.
Assim, fui ao quintal e vi que tanto o endro (dill) quanto o coentro estavam perfeitos para temperar as anchovas que encontrei no mercado. Por que não? Uma com coentro e outra com endro.
Vamos a elas então!
Ingredientes:
- 220 gr de peixe por pessoa.
- Ervas frescas. Manjericão, coentro, dill, alfavaca…
- limões fatiados.
- Sal e pimenta do reino.
- Azeite de Oliva.
- Tomate e cebola fatiado.
Modo de Fazer:
Limpe as anchovas retirando a espinha central.
Tempere com sal e pimenta.
Faça 3 cortes na lateral do peixe e tempere com o sal e a pimenta também.
Coloque as ervas e as rodelas de limão dentro do peixe. Feche e coloque mais ervas nós cortes laterais.
Faça uma cama com as rodelas de cebola e tomate, coloque o peixe sobre ela e leve para assar em forno pré aquecido a 180 graus por 30 ou 40 minutos dependendo da espessura de seu peixe.
Ficou muito saboroso, leve e nutritivo.
Boa noite a todos.