Cozinhar é pensar, planejar, organizar e executar.
Tem coisa pior do que chegar no momento de cozinhar, olhar para as panelas e não saber o que colocar dentro? Pior que isso só é não ter o que colocar dentro. Apesar dessa ser uma realidade em muitos lares no Brasil e no mundo não creio que esse seja o caso das pessoas que seguem esse blog, por motivos óbvios.
Então voltemos na questão sobre o que cozinhar. A melhor forma de minimizar o stress na hora de cozinhar é planejar com antecedência um cardápio, por mínimo que seja. Somente o almoço para os próximos 5 dias por exemplo.
De posse do cardápio, fazer a lista dos ingredientes necessários, (acredite, pesquisas demonstram que pessoas que fazem lista antes de ir ao mercado gastam muito menos, compram mais rápido e desperdiçam menos comida), veja no link dicas de apps que não só lhe ajudam a fazer uma boa lista como comparam o preço dos produtos, através da leitura do código de barra, em diversos supermercados. Apps para fazer compras no supermercado.
Assim que você comprar os produtos organize-os de forma a economizar tempo. Cozinhe, pique, congele e lave tudo que for possível. Faça potes com pastas de alho com azeite e sal, caldos para risotos, sopas e cremes, congele o feijão sem temperar em porções enfim, se organize para otimizar seu tempo e poder ter espaço para criar, transformar e modificar suas receitas. Afinal, a base já está pronta e cozinhar é uma aventura.
Bom, agora vocês irão me acusar de ser prolixa pois escrevi isso tudo para dizer que hoje para o almoço tinha no meu cardápio Brócoli Refogado e quando cheguei no mercado, descobri que o brócoli tinha pouquíssimas flores mas muitas folhas e talos. Fazer o quê, mudar o cardápio ou adaptá-lo?

Brócoli são as flores do brócoli ou tudo do brócoli é brócoli?
Adaptá-lo.
Ao invés de brócoli refogado, Arroz de Brócoli. E para enriquecer ainda mais a receita, um toque da culinária árabe com amêndoas e passas na manteiga.
Espero que gostem da proposta.
Ingredientes:
- 1 maço grande brócoli com suas flores, folhas e talos.
- Pimenta do reino a gosto.
- Temperos como sementes de mostarda, de cardamomo, cominho, etc.
- Azeite de oliva o quanto baste.
- Arroz. Pouco menos do que a quantidade habitual.
- 1 pitada de bicarbonato de sódio.
- Amêndoas peladas sem sal. Pode substituir por nozes, castanha do pará, ou castanha de caju.
- Passas.
- Manteiga.
Modo de Fazer:
Separe os talos, folhas e flores do brócoli. Tire a parte mais externa dos talos de brócoli que você vai deixar junto com as flores.
Coloque o forno para aquecer a 180 graus.
Corte as flores do brócoli em pequenos buques e os talos em pedaços pequenos.
Misture o azeite de oliva com a pimenta e os temperos.
Tempere com o azeite as flores e talos, disponha em uma assadeira e leve ao forno até tudo ficar levemente assado.
Lave o arroz e coloque para refogar com um pouco de óleo em uma panela de fundo grosso.
Bata as folhas de brócoli junto com os talos restantes no liquidificador com a quantidade de água necessária para terminar de cozinhar o arroz. Não se preocupe se for pouca água, você pode adicionar mais água pura caso seja necessário. Mas se preocupe se for muita água pois senão seu arroz ficará empapado. A média é 2 xícaras de água para 1 de arroz.
Coe esse suco verde e adicione ao arroz junto com 1 pitada de bicarbonato de sódio para que o arroz fique com um tom bem vivo de verde.
Quando o arroz estiver quase pronto refogue as amêndoas e as passas na manteiga.
Não esqueça dos buques de brócoli que estão no forno. Eles já devem estar prontos.
Misture os buques assado com o arroz e regue com a manteiga de amêndoas.
Sirva acompanhado de uma pequena salada com legumes cozidos.
Boa noite a todos.

Limão, hortelã e jabuticaba do quintal.