Bacalhoada no pote. Sim, todos os ingredientes, com excessão das batatas, são postos para cozinhar imersos em azeite dentro de um pote de conserva fechado. Esse processo é conhecido na culinária como confitar, significa, “cozinhar (alimento) durante um longo período e a uma temperatura baixa, geralmente na própria gordura (no caso das carnes), em azeite (no caso dos legumes ou peixes) ou em calda de açúcar (no caso de frutas)” Infopedia.
Assim, você pode chamar essa receita de Bacalhoada no Pote ou de Bacalhau Confitado no Pote.

Postas de bacalhau confitadas no azeite.
Para essa receita ficar perfeita ela deve ser preparada no mínimo um dia antes de ser consumida. Quanto mais o bacalhau ficar submerso no azeite mais o azeite irá penetrar em suas camadas dando a ele umidade e sabor. Assim, publico essa receita hoje para que vocês tenham tempo de prepara-lá para o feriado da Páscoa.
Uma das maiores vantagens de usar essa técnica para cozinhar, é a possiblidade de levar esse “mimo” como presente quando for compartilhar a mesa de amigos ou familiares. Imaginem a cena: Você embrulha seu pote em um bonito lenço de tecido, 10 coisas que você pode fazer com lenços. Furoshiki, e chega na casa de seu anfitrião com esse presente. Um sucesso que só será maior se você levar um bom Vinho Verde para acompanhar.
Vamos à receita:

Ingredientes para bacalhoada no pote ou bacalhau confitado.
Ingredientes
Para esse pote de usei:
- 2 postas de bacalhau dessalgada totalizando 750g
- 1 cebola
- 6 dentes de alho
- 1/2 pimentão pequeno vermelho
- 1/2 pimentão amarelo
- 6 folhas de louro
- Pimenta do reino e ervas frescas a sua escolha. Endro, orégano…
- Azeite de oliva o quanto baste para cobrir tudo. Usei 150 ml
- 1 pote de vidro com tampa do tipo que vem com palmito e pepino.
- Como essa é A Cozinha Sincera admito que o sal que aparece na foto não deveria estar aí. Ele foi usado na preparação de um Confit de Salmão Curado que também preparei hoje (essa receia só amanhã) e eu esqueci de tirar.
Modo de Fazer:
Dessalgue o bacalhau calculando um dia de molho em água para cada centímetro de espessura que a posta tiver. A água precisa ser trocada várias vezes ou, compre postas dessalgadas.
Corte as postas ao meio e retire a espinha central. Com a ajuda de uma pinça retire os espinhos menores.
Corte a cebola, fatie os pimentões e descasque os dentes de alho.
Lave e esterilize o pote.
Adicione camadas dos ingredientes de forma a intercalar cores e formas.

Os ingredientes dispostos em camadas
Adicione o azeite até a borda do pote.
Com o auxílio de uma colher, retire todas as bolhas de ar que puder.
Tampe o pote, enrole em uma toalha e coloque em uma panela com água até 2/3 do pote.
Leve para cozinhar por 2 horas.
Assim que esfriar, retire da panela e deixe na geladeira por, pelo menos 1 dia. Você pode guardar por uma semana, ou um mês… Por um ano? Não sei, nunca consegui passar de 3 dias sem abrir O Pote e ver como ficou.
Como fiz hoje, não posso compartilhar o resultado ainda, mas assim que abrir mostro para vocês.
Pretendo servir sobre fatias pequenas de pão levemente torradas acompanhadas de algum pesto de ervas frescas… ou outras coisinhas mais que me vierem à mente afinal, cozinhar é uma aventura.
O vídeo da receita poderá ser visualizado no canal A Cozinha Sincera no YouTube daqui a, mais ou menos, 2 horas.
Até daqui a pouco.
[…] visto a Neka preparar na TV, se não me engano com o Amyr Klink, e lembrei quando a Sheila do blog Cozinha Sincera publicou a foto no Instagram. Como não pode faltar bacalhau na ceia da minha família, resolvi […]