Bolo Red Velvet ou Veludo Vermelho é um bolo lindo na cor e maravilhoso no sabor. Vermelho, denso, fofo, um bolo sutilmente doce que derrete na boca. Um clássico que nunca sai de moda… como todo clássico.

Red Velvet Cake ou Bolo Veludo Vermelho? O bolo é seu e você chama como quiser.
Red Velvet e sua história.
Esse bolo se popularizou os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial graças a escassez de certos produtos de confeitaria o que levou os chefs a substituir alguns deles por… suco de beterraba. Isso mesmo que você leu: suco de beterraba. A guerra chegou ao fim mas o bolo nunca saiu de moda. Durante a década de 40 o Sr. John Adams, proprietário da empresa Adams & Spice Company of Gonzales, inicia uma grande campanha de marketing para popularizar a receita do bolo, experimenta por ele e sua esposa no Waldorf Astoria de Nova York, usando, em lugar do corante a base de beterraba, o corante vermelho fabricado por ele. Asim, o bolo passou a ser colorido artificialmente, se tornou ainda mais popular e o Sr. Adams entrou para a Historia.
Essa receita foi um pedido da Maria Cristina Tortelli para a comemoração de seu décimo quarto aniversário e sua realização é um presente dela para todos vocês.
É lógico que, sendo a Cozinha Sincera, iremos preparar essa receita usando o corante natural e não um corante artificial afinal, não existe nada menos sincero do que corantes e temperos artificiais na comida.
A receita original utilizada nessa receita é do site Dulce Delight e pode ser conferida no link a seguir: Dulce Delight. Aliás, devo dizer que é um site maravilhoso, cujas receitas são deliciosas e sempre funcionam com perfeição. Recomendo.
Ingredientes:
Para o bolo acima usei o dobro da receita abaixo.
- Suco de 6 beterrabas extraído com centrífuga e fervido até reduzir a 3/4 de xícara. Se você não tiver centrífuga, bata no liquidificador com o mínimo de água possível depois coe. A redução levará de 1 hora a 1:30. Acredite na Cozinha, se você contar depois, ninguém irá acreditar que tinha sequer uma gota de suco de beterraba aí!
- 1 1/2 xícara de farinha que não tenha sido quimicamente branqueada. Problema? Sim, dos grandes. Leia sobre em A má qualidade da farinha brasileira: sem saber, comemos alvejantes e melhoradores. A solução? Usar farinha importada. Na sua cidade não tem farinha importada? Compre online Rua do alecrim, massas italianas. Sim, é bastante caro, em média R$28,00 o quilo mas o restante dos ingredientes são, mais ou menos, baratos e com um quilo dessa farinha você faz um bolo incrível para 20 pessoas. Faça as contas e coloque satisfação, prazer e felicidade na equação… você vai descobrir que não é caro
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá (rasa) de bicarbonato de sódio
- 2 colheres de sopa de cacau. Mais uma ressalva: Use cacau puro, nada de achocolatado ou algo como 50% de cacau. A cor desse bolo é consequência de uma reação química entre seus elementos e ela só ocorre se todas as instruções forem seguidas a risca
- 100 gr de manteiga em ponto de pomada
- 1 xícara de açúcar
- 2 ovos em temperatura ambiente
- 1/2 xícara de iogurte em temperatura ambiente
- 2 colheres de chá de vinagre de arroz ou vinagre de maçã
- 3 colheres de suco de limão
- 1 colher de chá de essência de baunilha
Modo de Fazer:
Preaqueça o forno a 180 graus.
Unte o fundo de 2 assadeiras de tamanhos diferente e forre com papel manteiga.
Peneire e misture todos os elementos secos, menos o açúcar.
Bata a manteiga com o açúcar até virar um creme esbranquiçado e fofo.
Adicione os ovos, um de cada vez.
Bata muito bem após cada adição.
Adicione o iogurte, o suco de limão e o vinagre. (Química, lembra-se?)
Bata um pouco até incorporar.
Misture a parte líquida aos elementos secos e mexa delicadamente.
Adicione o corante de beterraba e misture em movimentos circulares de cima para baixo. É uma massa linda!
Coloque a massa nas formas e leve para assar por 45 minutos ou até o teste do palito dar positivo.
Cobertura de Cream Cheese
- 450 g de cream cheese
- 125 de manteiga em ponto de pomada.
- 250 g de açúcar de confeiteiro. Como a cozinha é sincera admito: não tinha açúcar de confeiteiro e fiz com açúcar comum. Ficou delicioso mas o creme não ficou suficientemente firme, o que fez com que escorresse de dentro do bolo.
- 1 colher de chá de essência de baunilha.
Modo de Fazer:
Bata o cream cheese com a manteiga até obter um creme fofo.
Acrescente a baunilha, adicione o açúcar e bata até obter um composto homogêneo.
Coloque em um saco de guarde na geladeira enquanto o bolo esfria.
Montagem:
Corte cada bolo em 3 camadas.
Recheie a primeira camada com creme e adicione frutas de seu gosto. Observem no vídeo que coloquei mais frutas no meio e que dos lados. Um problema já que o bolo ficou torto. Tentem distribuir homogeneamente o recheio, deixando inclusive as laterais mais altas.
Coloque a segunda camada de massa e proceda como na descrição anterior.
Finalize com uma camada de creme e frutas.
Decore o bolo com frutas e flores de seu gosto.
Então, é ou não o bolo mais lindo que você já viu e, sinceramente? O sabor e a textura foram surpreendentes: fofo, intenso, delicioso… difícil de descrever.
Abaixo o vídeo que a Cozinha Sincera preparou com muito carinho para vocês. Se gostarem, assinem o canal para receberem nossas novidades assim que saem do forno.
Boa noite e até amanhã.