Carreteiro marroquino, uma receita que poderia virar um filme.
Vejamos o roteiro: um mascate de origem árabe percorre Caminho das Tropas quando encontra um acampamento de tropeiros. Como era perto da hora do almoço, as panelas já estavam sobre as brasas e a comida dos tropeiros já estava sendo prepara. Nosso mascate, com as bolsas cheias de perfume, tecidos e bijuterias, teria também algumas passas, lentilha seca e umas cebolas e como o lema máximo desses singulares personagens históricos era Fazemos qualquer negócio ele não tarda propor que, em troca de dividir a comida ele acrescente alguns outros ingredientes ao arroz carreteiro. Assim, ficticiamente, nasceu essa receita. Carreteiro marroquino… A professora de história que habita minha mente não consegue permanecer nas cinzas.

O encontro de culturas em uma panela de arroz.
O Arroz Carreteiro é um prato típico da culinária do sul do Brasil. Sua origem remonta ao período de colonização do interior da região feita principalmente em função do comécio de produtos através dos caminhos dos tropeiros.
Originalmente feito com charque ou carne de sol, ganhou imensa popularidade ao longo dos anos e hoje pode ser encontrado em todo o Brasil.
O Carreteiro é na minha casa a continuação do Churrasco pois meu marido parece insistir em assar carne para pelo menos 10 pessoas e somos hoje, somente 4. Assim, invariavelmente sobra carne assada para o carreteiro da noite e o feijão preto da segunda-feira. Nunca colocaram costela assada para cozinhar com feijão preto? Experimentem…não irão se arrepender.
A receita abaixo é quase subversiva pois soma duas receitas tradicionais e mexer com receitas tradicionais é sempre perigoso…rsrsrs.
Arroz Marroquino, Mjadara, enriquecido com carne de churrasco refogada na manteiga com passas e servido com cebola crocante.
Ingredientes:
- Carne assada de churrasco, ou carne de sol, ou charque…
- 50gr de manteiga.
- 1/2 xícara de passas. Opcional.
- 2 xícaras de arroz.
- 1 xícara de lentilha.
- Louro a gosto.
- 3 xícaras de água para cozinhar a lentilha.
- 1 cebola por pessoa.
- Farinha de trigo quanto baste.
- Óleo para fritar.
- Sal e pimenta a gosto.
- folhas frescas de hortelã.
Modo de Fazer:
Cozinhe a lentilha na água com o louro até que esteja cozida mas ainda firme.
Enquanto isso, fatie a cebola e passe na farinha de trigo.
Lave o arroz e deixe escorrer.
Coe a lentilha reservando a água de seu cozimento.
Refogue o arroz, adicione a lentilha e depois cubra cubra com a água da lentilha até cobrir 2 dedos acima do arroz. Tempere com o sal e a pimenta, Tampe e deixe cozinhar.
Enquanto o arroz cozinha, fatie a carne, reserve e frite as cebolas. Cuidado para não queimar.
Quando o arroz estiver quase cozido, refogue a carne na manteiga e acrescente as passas. Deve ficar um refogado bem úmido. Caso necessário, acrescente mais manteiga.
Escorra as cebolas e reserve.
Misture o arroz com o refogado de carne, adicione mais sal e pimenta se necessário.
Sirva com a cebola crocante por cima e hortelã fresca.
Um delicioso encontro de culturas e tradições…
Veja abaixo o vídeo da receita e, se gostar, curta o canal da A Cozinha Sincera no YouTube.
Boa noite a todos.