Chucrute no sal.
Simples e ancestral método para conservar repolho.
Algo do tempo que não existia refrigeração e os alimentos colhidos tinham de ser preservados para serem consumidos nos próximos meses.
Mas por que você deveria fazer isso, se hoje a oferta de comida é abundante e acessível em qualquer esquina?

Eu poderia responder que é porque é muito gostoso, muito mais do que uma conserva pronta.
Mas essa é a resposta da cozinheira.
Então, para convencer você, eu vou recrutar ajuda de gente mais qualificada quando o assunto é “argumentos nutricionais”.
Vamos falar com os pesquisadores da Universidade de Harvard.
Além de ajudar a comida durar mais, a fermentação também realça o sabor dos alimentos, conferindo-lhes complexidade adicional. Além disso, o processo de fermentação opera outras formas de mágica nos alimentos, alterando-os e adicionando nutrientes. Por exemplo, ao comer vegetais fermentados, os vegetarianos podem obter vitamina B12, que de outra forma não está presente em alimentos vegetais, diz o Dr. Ludwig.
Para saber mais sobre alimentos fermentados e a microbiota humana consulte MICROBIOTA. VOCÊ É O QUE COME SIM, MAS O QUE ALIMENTA TAMBÉM
Então aí está o motivo pelo qual voltar a fazer fermentados em casa é uma grande ideia.
Isso sem falar no quanto é divertido preparar e esperar para ver o resultado.
Garanto a você nunca um vidro fica igual ao outro.
Vou passar uma receita básica.
Por que básica?
Porque você pode adicionar pimentas, cúrcuma, gengibre, louro, erva doce, funcho, cenoura ralada… e uma infinidade de coisas a ela.
Vejamos primeiro algumas recomendações:
- Pique o repolho bem fino. Para obter a melhor textura, evite processadores de alimentos e corte o repolho à mão com uma faca afiada.
- O repolho tem que estar totalmente coberto com água. A salmoura mantém o repolho seguro durante a fermentação e menos sujeito a contaminação
- Limite o fluxo de ar. Coloque em um vidro fechado.
- Prove. Em 5 dias seu chucrute já está pronto para o consumo. Prove-o. Que mais azedo deixe mais tempo e vá testando os tempos até achar o sabor que mais lhe agrada.
- Se estiver muito salgado quando você abrir, coloque-o de molho em água fria por 20 minutos para reduzir o teor de sal.
- Fique atento a sinais de contaminação . Viscosidade, odor pútrido e mofo visível no próprio repolho são sinais de que seu chucrute estragou. É melhor descartá-lo e começar de novo.

A receita:
- 1 repolho grande
- 1/2 a 2 colheres de sopa de sal para cada quilo de repolho
- Opcionais que amo: folhas de louro, semsntes de coentro, erva-doce, pimenta calabresa, halapeño, cenoura ralada, cúrcuma…
Modo de Fazer:
- Lave bem e ferva o vidro e a tampa do pote que irá usar.
- Corte o repolho com uma faca em tiras bem finas.
- Coloque em uma tigela grande e adicione o sal.
- Amasse o repolho com o sal por 10 minutos.
- O repolho começará a espumar e soltar água.
- Após esse tempo, transfira o repolho para o vidro, coloque os temperos (considero louro fundamental) e cubra com o líquido. O repolho deve ficar completamente coberto com líquido.
- Tampe o vidro e mantenha por 5 dias dentro de um armário fechado.
- Estará pronto para o consumo.
- Divirta-se!



Sementes de coentro? Sim, amo!


