Se alguém lhe perguntar o que lhe faz ter vontade de comer provavelmente você irá responder que o que lhe faz ter vontade de comer é, obviamente, a fome.
Agora imagine o seguinte cenário: você entra em uma casa e sente um delicioso aroma de carne assada, entra na cozinha e se depara com uma travessa cheia de pedaços de suculentas costelinhas temperadas com ervas e assadas até ficarem douradas.
E eu torno a perguntar, você tem fome de quê?
Ingredientes para 4 porções:
- 500 gr de costelinha de porco. Escolha um corte que preserve a carne grudada às costelas do porco. Veja os exemplos nas imagens abaixo de possíveis cortes de costela que você irá encontrar no mercado.
- Alecrim a gosto.
- Sal e pimenta a gosto.
Modo de fazer:
Pré aqueça o forno a 200 graus.
Eu cortei os fios de costela para que eles ficassem dourados por igual mas você pode assar os cortes inteiros se quiser.
Tempere a carne com o sal, a pimenta e o alecrim.
Corte um pedaço de papel alumínio que seja suficiente para envolver a carne por baixo, por cima e dobrar bem os lados. Essa técnica é conhecida como papilote e possibilita assar o alimento em seu próprio vapor. Assim, teremos a famosa “Costela no Bafo”.
Obs: se vocês olharem com atenção, eu embrulhei a carne deixando o lado brilhante do papel alumínio para fora. Isso está muito errado. O lado brilhante do papel sempre tem que estar em contato com o alimento pois ele foi preparado para não deixar que partículas de alumínio contaminem o alimento,
Asse fechado por 1 hora ou 1 hora e 30 minutos. Como saber? Observe os ossos. A carne de porco estará no ponto quando os ossos se desprendem da carne. Veja foto.
Após assado, tire o papel alumínio e leve ao forno até dourar. Essa é a hora de colocar o molho Barbecue e fazer a “Costela ao Molho Barbecue” do Restaurante Outback.
Quando estiver pronta, sirva acompanhada de Polenta (Angu), Quibebe de Abóbora, Purê de Batatas, Risoto à Milanesa…
Bom domingo a todos.