Coxinha com massa de mandioca
Olá, creio que muita gente deve ter estranhado o título desse post.
Afinal, coxinha de massa de mandioca não é o mesmo que bolinho de aipim, coxinha não é aquela feita de massa de farinha de trigo cozida e recheada de frango desfiado?
Novamente vou usar nossa multifacetada cultura gastronômica para justificar o título acima.
Nasci no sudoeste do estado do Paraná e fui criada no interior do Mato Grosso do Sul assim, minha culinária foi profundamente influênciada por esses dois estados.
Pode-se encontrar nesse blog receitas de origem italiana, indígena, paraguaia, sul matogrossense, árabe, japonesa, alemã…
Essa coxinha reflete essa multiplicidade.
Desde que conheço-me por gente, coxinha era feita de massa de mandioca e tem mais, recheada de carne moída igual pastel.
Não me perguntem por que é chamada de coxinha mas assim o é em todo Mato Grosso do Sul.
Bom, mas vamos ao que interessa: a receita.
Ingredientes:
- Um quilo de mandioca cozida. Deve estar bem molinha, quase derretendo.
- 1/4 de xícara de farinha de trigo. O suficiente para modelar. Quanto menos farinha mais leve a massa fica. Pode substituir por farinha de arroz se desejar.
- Sal e pimenta.
- Recheio.
- Ovos. Para dez coxinhas usei um ovo.
- Farinha de rosca. Usei uma xícara.
Modo de Fazer:
Passe a mandioca rapidamente pelo processador. Não triture muito, caso contrário, segundo minha consultora de assuntos da culinária sul matogrossense e principalmente amiga, Neide, a massa desanda. Como não tenho processador, passei no espremedor de batatas. Deu bastante trabalho, mas o resultado foi satisfatório.
Adicione a farinha, o sal e a pimenta. Coloque a farinha aos pouco, com a mão, e verifique o ponto. Assim que puder modelar está bom.
Faça bolas do tamanho de bolinhas de tênis.
Umedeça as mãos e abra as bolinhas formando uma cova no meio.
Coloque o recheio. Usei carne moída refogada, mas você pode rechear com o que quiser, desde que o recheio seja bem seco a fim de não umedeçer a massa, quase tudo que você pensar dará certo. Carne seca acebolada fica uma loucura.
Feche, formando um biquinho como as coxinhas convencionais.
Empane, passando primeiro no ovo batido e depois na farinha de rosca.
Coloque quatro dedos de óleo em uma panela pequena e aqueça. Não deixe o óleo ficar muito quente porque a massa doura rapidamente. MColoque as coxinhas para fritar de três em três até dourar de todos os lados.
Tire e coloque para escorrer em papel toalha. O resultado esperado é uma massa sequinha que pouco vai engordurar o papel. Repita o processo até terminar.
Fica ótimo com molho de pimenta, ketcup e mostarda. Para acompanhar, uma bebida bem gelada.