Espaguete com Almôndega. Talvez você as conheça como Polpetta (Itália), Albóndiga (Espanha), Köttbullar (Suécia), Meatballs (países de língua inglesa)…
Mas a designação mais curiosa que já ouvi foi de meu pai, militar aposentado, que sempre detestou comer “granadas” no quartel…
O nome e a origem é aparentemente siciliana, apesar de haver dúvidas…, ver Cucina Artusiana, mas minha mais deliciosa imagem ainda é a cena desse clássico da Disney pela sua beleza, sua sensibilidade, sua música e, por que não, todo seu romantismo.
Essa receita é um clássico sem dúvida mas, não existe nada mais moderno do que um clássico…em todos os sentidos.

A Dama e o Vagabundo. Filme de animação produzido pela Disney em 1955. Para ver a clássica cena do beijo click no link abaixo. https://youtu.be/V_ViLVoBm5Y
Assim, estando tão perto do dia dos namorados que tal presentear sua dama ou seu vagabundo com uma dose extra de romantismo fazendo um generoso prato de Espaguete com Polpetta para compartilhar?
Ingredientes:
- 1 kg de carne moída. Dê preferencia a alcatra ou contra filé pois é necessário que a carne tenha um pouco de gordura.
- 1 ovo.
- 1 cebola ralada ou picada muito miúda.
- Temperos frescos a gosto.
- 1/3 de xícara de farinha de trigo, migalhas de pão ou farinha de arroz para uma versão sem glúten que foi a que fiz.
- 1/2 xícara de queijo parmesão.
- Sal e pimenta do reino a gosto.
- Misture muito bem os 7 primeiros ingredientes em uma tigela.
- Molde as bolinhas e reserve enquanto prepara o molho.
- Quando o molho estiver pronto, frite as almôndegas.
- Coloque uma panela com bastante água para ferver, salgue e coloque o macarrão para cozinhar seguindo as especificações do fabricante.
- Enquanto a água aquece e o macarrão cozinha, adicione as almôndegas ao molho e deixe ferver. Você verá que o molho ficará mais grosso e encorpado.
- Quando a massa estiver pronta, adicione 2 conchas do líquido de seu cozimento ao molho, retire as polpettas, escorra o macarrão, adicione ao molho, misture, e sirva com as polpettas por cima polvilhado generosamente com parmesão ralado.
- Para um noite inesquecível recomendo Tiramisu como sobremesa e um bom vinho italiano para acompanhar. Pode ser um Chianti,um Rosso de Montaltino ou um bom vinho da região da Toscana.
- 1 kg de carne moída. Dê preferencia a alcatra ou contra filé pois é necessário que a carne tenha um pouco de gordura.
- 1 ovo.
- 1 cebola ralada ou picada muito miúda.
- Temperos frescos a gosto.
- 1/3 de xícara de farinha de trigo, migalhas de pão ou farinha de arroz para uma versão sem glúten que foi a que fiz.
- 1/2 xícara de queijo parmesão.
- Sal e pimenta do reino a gosto.
- Óleo para fritar.
- Uma generosa porção de Molho ao Sugo.
- 500 gr de espaguete. Use uma versão sem glúten se você precisar. Existem excelentes opções disponíveis no mercado.
Modo de Fazer:
Misture muito bem todos os ingredientes em uma tigela.
Molde as bolinhas e reserve enquanto prepara o molho.
Quando o molho estiver pronto, frite as almôndegas.
Coloque uma panela com bastante água para ferver, salgue e coloque o macarrão para cozinhar seguindo as especificações do fabricante.
Enquanto a água aquece e o macarrão cozinha, adicione as almôndegas ao molho e deixe ferver. Você verá que o molho ficará mais grosso e encorpado.
Quando a massa estiver pronta, adicione 2 conchas do líquido de seu cozimento ao molho, retire as polpettas, escorra o macarrão, adicione ao molho, misture, e sirva com as polpettas por cima polvilhado generosamente com parmesão ralado.
Para um noite inesquecível recomendo Tiramisu como sobremesa e um bom vinho italiano para acompanhar. Pode ser um Chianti,um Rosso de Montaltino ou um bom vinho da região da Toscana.

Veja a receita e saiba mais sobre o passado libertino da sobremesa. https://www.cozinhasincera.com/2014/11/11/tiramisu-uma-deliciosa-e-energetica-receita-de-passado-libertino/
Para um clima perfeito, uma bela mesa, iluminação indireta e uma boa trilha sonora. Se me permitem a ousadia, creio que Eros Ramazotti é perfeito.
Ouça e me diga se não é uma versão moderna da trilha sonora do filme A Dama e o Vagabundo… Eros Ramazzotti.
Ciau amores, ciau