Sobrecoxas de frango enroladas no bacon e assadas na cerveja preta. Uma receita perfeita para o final de semana.
Essa é uma receita que faz parte da minha infância quando os finais de semana se dividiam, quase sempre, em comer esse frango assado delicioso acompanhado de uma igualmente deliciosa maionese no sábado e ir ao CTG comer churrasco no domingo. Sim, apesar de ser paranaense e ter passado a infância toda no Mato Grosso do Sul o costume de ir ao CTG no domingo era uma rotina na minha família.
A receita é muito simples. Coxas ou sobrecoxas, ou as duas, muito bem temperadas, enroladas em uma tira de bacon e deixadas marinando na cerveja preta. O melhor de tudo é poder fazer isso à noite e no outro dia somente colocar para assar. Uma receita que rende muito, agrada a gregos e troianos, (mas não a veganos e vegetarianos), fácil, rápida e barata.
Veja como é fácil:
Ingredientes:
- 2 sobrecoxas, ou coxas, de frango por pessoa. Uma medida subjetiva dependo do seu público. Após uma partida de pelada com os amigos do escritório sugiro aumentar a porção
- Uma fatia de bacon para cada peça de carne. Na embalagem de bacon fatiado vem quantas fatias tem em média em cada pacote
- Sal
- Pimenta do reino
- Ervas como orégano, manjericão, sálvia, alecrim
- 1/2 lata de cerveja preta. Pode fazer com cerveja normal? Pode, mas não fica tão caramelizado
Modo de Fazer:
Tempere as peças de frango. Eu gosto de bater o alho no liquidificador com a pimenta e as ervas, salgo o frango e adiciono a mistura. Fica muito bom e dá menos trabalho.
Envolva as sobrecoxas em uma fatia de bacon, ou em mais de uma fatia se você for louco por bacon e prenda com um palito.
Coloque em uma travessa e adicione a meia lata de cerveja. Como A Cozinha é Sincera, admito que coloquei a lata inteira, o que foi um erro pois o líquido na assadeira não reduziu o suficiente para caramelizar… mas ainda assim, ficou um delícia. Você pode fazer isso tudo no dia anterior, cobrir com um filme e guardar na geladeira para o outro dia, ou preparar no mesmo dia e assar lentamente.
Asse por 40 minutos, abra o forno e vire as peças. Asse por mais 30 minutos, vire novamente e deixe assar por mais 15 ou 20 minutos até que elas estejam bem douradas.

Observem a quantidade de líquido na assadeira. Se eu tivesse colocado a quantidade certa de cerveja, meia lata, haveria menos líquido e tudo estaria caramelizado.
Retire os pedaços de frango da assadeira, coloque em um refratário e retorne ao forno desligado para manter aquecido. Adicione um pouco de líquido, (cerveja, suco de laranja, vinho branco ou mesmo água quente) à assadeira e deixe o molho reduzir.
Sirva acompanhado de um risoto, polenta, batata rosti, ou, como no caso aqui, bolinho de batata-doce, com o molho por cima e cebolinha picada. Perfeito.
Uma receita para agradar muito com o mínimo de esforço.
E por falar em agradar, assistam ao delicioso vídeo que preparei para essa receita e, se gostarem, assinem o canal A Cozinha Sincera no YouTube para receber nossas receita assim que saem do forno.