Frango temperado à moda da Malásia?
Onde é a Malásia e por que você deveria se interessar em temperar frango como eles temperam? Porque eles usam algumas ervas que conhecemos de longa data de forma surpreendente para temperar sua comida.
Um exemplo é o Capim-Limão, ou Capim-Santo, ou Capim-Cidreira dependendo de onde você mora. Nós usamos suas folhas para fazer chá e, no Sul, por na erva do chimarrão para aromatizar a bebida.
E os malaios? Eles usam o caule da erva, a parte branca bem rente a raiz, para temperar frango e fazer molho. O resultado? Deliciosamente cítrico, aromático e perfeitamente equilibrado com o sabor do gengibre também usado no tempero.
Mas porque, de um hora para outra, alguém resolve escrever uma receita sobre o tempero malaio do frango?
Porque quem gosta de comer e de cozinhar adora falar sobre comida. Assim, quando esse alguém encontra um outro alguém que também adora cozinhar e falar de comida e, vejam só, esse alguém é da Malásia, é impossível sair desse encontro sem ter adquirido algum conhecimento e, se além disso, essa pessoa tem um blog de receitas, é impossível que ela não queira compartilhar esse conhecimento com outros amantes de comida, receitas e boas conversas.
Mas como não encontrei uma receita que fosse exatamente como ela descreveu e como não a encontrei mais para tirar eventuais dúvidas, resolvi me inspirar em várias receitas que encontrei nas minhas pesquisas. Então eu diria que esse é um Frango de Inspiração Malaia à Minha Moda.
Sobre a Malásia destaca-se que: “A culinária da Malásia é influenciada por vários culturas de todo o mundo. A população da Malásia é composta de três etnias principais, malaios, chineses e indianos, com uma série de outros grupos étnicos. Como resultado das migrações históricas e da vantagem geográfica, o estilo de culinária da Malásia é uma mistura das culinárias malaia, chinesa, indiana, tailandesa e árabe, para citar apenas algumas.” Wikipédia
Abaixo a parte do pé de Capim-Limão que vocês devem cortar junto com as folhas.
Vejam a cor da parte interna do caule. Como nunca usei essa parte nunca tinha observado o quão bonita ela é. Junto do Capim-Limão, o Gengibre recém colhido na Horta da Cozinha.
Vamos à receita:
- 1 kg de sobrecoxas de frango
- 2 colheres de sopa de shoyu
- 1 colher de chá de molho de ostra
- 1 colher de sopa de óleo de gergelim ou de amendoim
- 1 pedaço pequeno de gengibre ralado
- 2 dentes de alho ralados
- 1 talo de capim-limão cortado bem rente à raiz
- 1 colher de vinagre da maçã
- Sal e pimenta, ou molho de pimenta, a gosto
- MOLHO:
- Faça uma infusão, chá com as folhas do gengibre e do capim limão
- Rale o gengibre.
- Fatie a parte branca do caule de capim-limão.
- Rale o alho
- Misture os demais ingredientes em uma tutelinha.
- Coloque o frango em uma tigela, adicione o tempero, cubra e deixe marinando por 4 horas ou da noite para o dia.
- Leve o frango para assar em assadeira coberta com papel alumínio por 1 hora em forno preaquecido a 200.
- Após esse tempo, retire o papel alumínio, coe o molho da assadeira (se tiver) e retorno o frango para o forno.
- Coloque o caldo da assadeira, quente mesmo, no congelador, espere alguns minutos, 5 é o suficiente, retire do congelador e remova a camada de gordura que endureceu em cima do caldo.
- Adicione o caldo da assadeira na infusão de ervas e deixe ferver até reduzir à metade.
- Sirva o frango regado com esse molho e, como acompanhamento, purê de batata, mil folhas de batata, arroz branco, salda, legumes grelhados…
Pique o capim limão.

Capim-limão fatiado.

Molho de pimenta, alho e gengibre para o tempero.
Tempere as pecas de frango.

Frango temperado.
Frango assado e pronto para servir acompanhado de Mil Folhas de Batata.

Mil Folhas de Batata
Assista ao vídeo dessa receita no canal A Cozinha Sincera no YouTube e, se gostar, assine o canal para receber nossas receitas assim que saem do forno.