Fondue de queijo
Fondue é um prato de origem Suíça, normalmente à base de queijo aquecido sobre uma lamparina, também conhecida como espiriteira ou rechaud, ou outra fonte de calor pouco intenso e do qual as pessoas se servem diretamente.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fondue
Existem preferências pessoais que são difíceis de explicar. Mais difícil ainda é explicar como algumas preferências ganham um caráter mais amplo, difundindo-se por todo o território de um país mesmo não tendo nenhum elo de ligação com suas raízes gastrônomicas.
Creio que, no Brasil, o prato mais emblemático dessa preferência de difícil explicação é o Fundue. De Norte a Sul, de Leste a Oeste, basta os termômetros baixarem de 20 graus para que reuniões em torno de uma panela de Fundue comecem a surgir.
Assim, a Cozinha Sincera se aproveitou da onda de frio que assolou o Brasil para compartilhar com vocês essa delícia.
Comparei o preço dos ingredientes, basicamente queijo Gruyere e Emental e somei a eles a possibilidade de erro, já que não é uma receita com a qual tenha grande familiaridade, com o preço de uma versão pronta de boa qualidade com possibilidade miníma de erro. Obviamente fiquei com a segunda opção.
Nomalmente vemos o Fundue ser servido pães cortados em cubos que são mergulhados no creme de queijo antes de serem consumidos.
Gente, não só de pão vive um Fundue mas também, de legumes, picles e batatas.
Ingredientes:
- Uma embalagem de Fundue. Serve em média dois adultos.
- Pães rústicos cortados em cubinhos.
- Flores pequenas de brócoli cru.
- Flores pequenas de couve-flor crua.
- Batatas bolinha cozidas mas ainda firmes.
- Pepinos pequenos em conserva.
Modo de Fazer:
Coloque a mistura pronta de Fundue em uma panela de fundo grosso e leve para derreter em fogo baixo mexendo sem parar. Cuide de mexer raspando todo o fundo e os cantos da panela. Quando estiver homogêneo, transfira para a panela de Fundue e acenda o rechau. Mantenha a chama baixa para não queimar o creme.
Espete os pães ou os pedacinhos de legumes com o garfo que acompanha o aparelho, mergulhe no creme e… Delicie-se!!
Meus agradecimentos a Tatiana e Mario Sérgio pela generosa hospitalidade.