Gargouillou da Horta. Uma proposta mais que sincera sim, mas PANCS na salada? A cozinheira enlouqueceu!
Calma gente, eu explico: PANCS são Plantas Alimentícias não Convencionais. Nunca ouviu falar? Então confira a página Matos de Comer de Guilherme Ranieri. Vale a pena conferir.
Nossos olhos se acostumam com o milagre que existe em cada forma de vida que faz parte de nosso mundo.
Nos acostumamos com a beleza a ponto de não mais nos surpreendermos com ela, nos acostumamos com os sabores até os acharmos comuns, nos acostumamos a fazer tudo sempre do mesmo jeito até não vermos mais o quanto se pode aproveitar e valorizar as coisas mais simples que nos acompanham.
Esse post reflete essa realidade. De que nossos olhos não enxergam o potencial do que torna-se comum para nós.
Todos sabem que tenho uma Horta que abastece minha casa de verduras, temperos e, quando tudo dá certo, alguns legumes. Mas até ontem nunca tinha a tinha olhado em toda sua plenitude e potencialidade.
Essa mudança aconteceu a partir da leitura da entrevista concedida pelo Chef francês Michel Brás ao caderno Paladar do Estadão e que resumo para vocês abaixo. A entrevista original pode ser lida aqui, Michel Brás para o caderno Paladar do Estadão.
Imagens do Gargouillou extraída da web.
Agora, o Gargouillou que fiz a partir do que tenho no meu quintal e a verdade de que nunca mais olharei minha horta da mesma forma.
Ingredientes:
Folhas, flores, frutos e legumes fresco, preferencialmente recém colhidos. PANCS são muito interessante para essa finalidade.
Da Pitangueira as pequenas pitangas, do Pé as Acerolas, Flores do Almeirão, do Manjericão e da Mostarda. Ramos e Flores da Erva-Doce e as menores folhas da Horta. E do mercado, a Abobrinha.
Tempero:
Meio limão, um pouco de azeite de oliva e sal.