Fazer lista de compras antes de ir ao supermercado pode fazer muita diferença em sua vida.
Uma diferença que irá se refletir tanto na qualidade de sua alimentação quanto no seu bolso.
Quando você entra no supermercado você não percebe, mas tudo ali é organizado para fazer com que você se sinta bem e confortável.
Para quê?
Podíamos dizer que tudo isso visa proporcionar o melhor para o consumidor e fidelizar a clientela.
Mas não sejamos ingênuos, não é só isso.
Fundamentalmente, tudo isso está aí para você gastar mais e assim proporcionar a maior lucratividade possível para o dono do estabelecimento e para as empresas que lá colocam seus produtos.
A organização dos corredores e gôndolas tem como objetivo fazer com que você percorra todo o mercado de maneira tal que suas compras possam ser influenciadas e sugestionadas.
Você nunca se perguntou por que a padaria e o açougue ficam nos fundos do mercado e por que os produtos de primeira necessidade, como arroz e feijão, nos últimos corredores?
Nada ali é aleatório.
Você consumidor é objeto de extensos estudos que visam compreender como sua mente funciona no momento das compras e assim poder influenciar suas escolhas.
Dá um google e você irá se surpreender.
Quem nunca foi ao mercado sem uma lista e voltou para casa com produtos que não precisava e sem os produtos necessários?
E ir ao mercado com fome então?
É certeiro, você vai comprar mais, gastar mais e não necessariamente se alimentar melhor.
Crianças? Elas são presença constante nos mercados, seja por opção ou não, e são “presas” fáceis das armadilhas de consumo ali armadas.
Um exemplo? Que lógica tem aqueles pacotes de salgadinho pendurados junto com gêneros de primeira necessidade bem na altura dos olhos das crianças sentadas nos carrinhos?
Veja abaixo algumas estratégias usadas pelos supermercados para lhe fazer gastar mais.
Veja que são estratégias muito bem elaboradas e se você puxar um pouco pela memória perceberá que você já caiu em quase todas elas.
Mas esse mundo da Psicologia do Consumidor não está voltado só para os vendedores dos produtos, ele também se volta para analisar que tipo de consumidor você é e como você age no momento da compra.
Consulte o link a seguir para ter uma ideia melhor sobre o tema Psicologia do consumo: Como o cérebro compra
Novamente temos aqui uma quantidade incalculável de estudos que visam identificar cada tipo de consumidor e traçar estratégias para garantir que ele adquira determinado produto.
Curioso para saber que tipo de consumidor você é?
Faça o teste a seguir.
Agora você sabe que tipo de consumidor você é e sabe um pouco, muito pouco na verdade, acerca das estratégias dos supermercados, vamos ao foco principal desse post.
A Lista de Compras.
Quando você elabora uma lista, você ordena as ideias de maneira lógica, partindo do que é necessário ou não naquele momento.
No caso de uma lista de supermercado, você irá buscar os itens que faltam em seu armário de mantimentos, nos armários do banheiro e na lavanderia.
Você vai listá-los, preferencialmente seguindo a lógica da distribuição dos corredores do mercado que você frequenta.
Idealmente, você deveria ter um cardápio básico que orienta essas compras evitando assim o desperdício de alimentos.
A partir dessa lista básica, você pode acrescentar alguns itens mais caros ou que estiverem em oferta quando você chegar ao mercado.
Esse ordenamento evitará gastos excessivos e desperdício de alimentos.
Com a lista em mãos é hora de ira ao mercado.
Antes de chegar lá, atente para essas dicas:
Você conhece o mercado que você frequenta, então dirija-se aos corredores onde você sabe que estão os produtos que precisa.
Veja esse modelo de lista de compras:
Sempre deixe os itens perecíveis, como carnes e laticínios, por último e coloque as carnes dentro de sacos plásticos para evitar vazamento de líquidos e a contaminação dos outros alimentos.
Uma curiosidade:
Você sabe diferenciar alimentos “in natura”, minimamente processados, processados e ultraprocessados?
Acesse o link a seguir e descubra o quanto você sabe sobre cada um deles.
QUIZ: COMIDA DE VERDADE? O QUE ESTAMOS SERVINDO NA NOSSA MESA
Espero ter ajudado.
Para qualquer dúvida ou comentário, estou a disposição.