Lombinho de porco empanadas com molho agridoce. Essa receita nasceu de um desgosto…desgosto de comer fora de casa…
Explico: gosto de cozinhar, vocês já devem ter percebido…rsrs. Assim, quando vou a um restaurante escolho aqueles que são muito bons naquilo que não domino. Peixes e frutos do mar por exemplo, comida tailandesa, japonesa, indiana, mexicana, árabe… Enfim um universo imenso de sabores e receitas.
Assim, quando abriu um restaurante de comida asiática aqui por perto de minha casa achei que seria a oportunidade perfeita para comer alguns pratos de gosto muito. Abri o cardápio e lá estavam eles…todos promessas deliciosas das quais meu paladar sentia saudade. Escolhi de entrada uma sopa Wontom e o Lombinho de porco agridoce para o prato principal.
Encurtando a história, a sopa Wontom nada mais era do que um caldo de legumes chechelento com dois camarões em cada cumbuca e nada de Wontom. Wontom são bolinhos de massa de arroz recheados que são cozidos em um caldo super aromático. Veja imagem…
Quanto ao Lombinho agridoce…o China in Box faz muito melhor…
Assim, para matar a vontade, e perder a cisma compartilho agora a receita que fiz do lombo e mais tarde a receita da sopa. Caldo, massa, recheio e acompanhamentos…
A Cozinha Sincera garante, saber cozinhar é muito bom. Você come o quer quer, gasta menos com isso e não é fácil te fazer de palhaço…ou pelo menos fazem isso uma vez só.
Ingredientes:
- 600gr de lombo de porco cortado em iscas ou cubos.
- 1 xícara de farinha de arroz. Eu somente passei os pedaços de carne na farinha. A maioria das receitas manda passar no ovo e depois na farinha, que pode ser de trigo. Eu acho que fica muito oleoso e pesado.
- Sal e pimenta do reino. Não coloque muito sal pois o molho é bem condimentado.
Molho:
- Cebola picadinha.
- Pimentão amarelo cortado em cubinhos.
- De duas a três fatias de abacaxi cortada em cubinhos.
- Cebolinha fatiada fina.
- 1/2 xícara de vinagre. Usei vinagre de cereais.
- 5 colheres de ketchup.
- 1/3 de xícara de shoyo. Dê preferência a um bom shoyo de fermentação natural.
- 1/4 de xícara de açúcar.
- 1 xícara de água com 3 colheres de amido de milho dissolvida.
Modo de Fazer:
Coloque o sal e a pimenta na farinha de trigo. Coloque em um saco e adicione os pedaços de carne. Chacoalhe o saco para que a farinha grude homogeneamente na carne.
Frite a carne, aos poucos, em óleo quente.
Enquanto a carne frita, prepare o molho.
Coloque o açúcar, o vinagre, o ketchup e o shoyo em uma panela e deixe ferver até o açúcar derreter.
Quando derreter acrescente a água com o amido de milho e deixe engrossar. Esse molho é uma criação meio livre…experimente enquanto faz e ajuste a seu paladar. Mais shoyo, menos vinagre, mais ketchup… Experimente e crie…
Em outra panela, frite a cebola, acrescente o pimentão e o abacaxi e deixe refogar.
Adicione a carne frita a esse refogado e mexa até homogeneizar.
Adicone esse refogado ao molho agridoce da panela e deixe ferver até ficar um cozido homogêneo, de cor avermelhada, brilhante e de sabor intenso.
Acrescente a cebolinha na hora de servir. Você pode polvilhar com gergelim também…
Fica lindo, saudável, apetitoso e nutritivo. E você não precisa pagar caro para ser enganado…