Final de semana parece ser sinônimo de churrasco…pelo menos aqui por casa.
Mas nem sempre tivemos uma churrasqueira a nossa disposição. Pelo contrário, diria que a maior parte do tempo moramos em apartamentos e tínhamos que disputar a vaga na churrasqueira do condomínio com todos os outros moradores.
Mas aonde existe a dificulade existe também a solução. Assim, se vocês buscarem nos arquivos do blog, encontrarão diverssas alternativas de forno para o churrasco. Costela, Picanha Pantaneira, costelinha de porco… E diversos outros cortes e preparações para você não passar vontade… Só o sabor de defumado que vou ficar devendo…rsrs.
Hoje a proposta é de um corte chamado Maminha. A maminha é muito parecida em seu aspecto com a picanha. De formato triangular e tamanho aproximado, sua principal diferença é não ter a capa homogênea de gordura que a picanha tem. Seu sabor também é menos acentuado, sendo mais suave e também menos suculenta.
Apesar dessas diferenças é um corte versátil que bem preparado resulta em um assado delicioso.
Veja o vídeo abaixo em que o Marcos Bassi apresenta o corte e ensina a melhor forma de prepará-lo na churrasqueira.
Mas essa receita de forno, resultou de um experimento muito bem sucedido.
Uma das melhores receitas que conheço de assado é a Picanha Pantaneira, pois o fato de envolvermos toda a peça de carne em farinha de mandioca faz com que essa crie um invólucro que sela a peça impedindo que os sumos da carne se percam durante a cocção resultando em uma picanha extremamente macia e suculenta.
A primeira idéia era fazer a maminha da mesma forma mas, quem acompanhou as últimas publicações do blog viu a receita da Bolinha Crocante de Queijo, em que usei a farinha de tapioca para empanar as bolinhas…
Bom, uma coisa leva a outra e pensei que, se uma das características da tapioca é criar uma liga e, se essa liga se formasse em contato com a gordura da carne, então o efeito seria ainda melhor do que a farinha de mandioca.
BINGO! Ficou magnífico. Realmente a tapioca formou a liga, selou toda a peça de carne e o resultado foi um assado extremamente macio e suculento.
Abaixo a receita e o resultado final.
Ingredientes:
- Uma peça de maminha. Usei uma peça de 1,300gr que serviu bem 5 pessoas.
- Farinha de Tapioca.
- Sal e pimenta do reino moída na hora.
Modo de Fazer:
Pré aqueça o forno a 200 graus.
Prepare a carne. Como disse, a camada de gordura da maminha não é tão bem distribuída quando da Picanha. Assim, cortei alguns excessos de gordura das laterais, fiz furos na peça e inseri esse pedaços nos lugares mais magros. Assim consegui um assado mais homogêneo.
Passe sal e pimenta na carne e envolva-a completamente com a farinha de tapioca. Leve para assar por mais ou menos 40 minutos dependendo do ponto que você gosta da carne.
Coloquei para assar junto com a carne uma forma de batatas rústicas temperadas com sal, pimenta, ervas e regadas com azeite de oliva.
Olha só a crosta de que falei…
Duas formas, menos de uma hora de forno e o almoço praticamente pronto…
Experimentem!
Bom final de semana a todos.
P.S Infelizmente as fotos não lhe fizeram justiça…