Massa de macarrão com cúrcuma? Para que dirão os que conhecem massas feitas em casa? As gemas dos ovos utilizados já deixará a massa bem amarela.

As três massas
Depende, depende muito dos ovos em questão. Se forem ovos de galinhas criadas soltas, ciscando pelo quintal, chocando seus ovos, criando seus pintinhos e se alimentando naturalmente, você terá uma massa absolutamente deslumbrante.
Agora, para quem vive nas cidades a realidade é outra. Mesmo comprando ovos orgânicos, certificados, de galinhas criadas soltas, ainda assim, a qualidade dos ovos é bastante diferente.
Sobre as dúvidas acerca das diferenças entre os tipos de ovos, o tipo de criação, as novas propostas humanitárias para a criação fora de gaiolas e outras informações, consulte Adotando uma Política de Produção Livre de Gaiolas para Produtos de Origem Animal no Brasil: Um relatório da HSI.

Galinhas poedeiras criadas soltas.

Galinhas poedeiras criadas em gaiolas.
Nós podemos passar o resto da eternidade discutindo se os ovos são iguais ou não, mas às vezes, uma imagem vale mais do que mil palavras.

A cúrcuma é uma raiz com folhagens muito parecida com as do gengibre.
Mas colocar cúrcuma no macarrão e um mero capricho estético?
Não, quem está atento às questões envolvendo saúde e nutrição tem acompanhado um crescente interesse da ciência por esse ingrediente que é um dos principais componentes do curry. Para mais informações consulte A VERDADE SOBRE O AÇAFRÃO. E sobre o avanço das pesquisas acerca do uso de cúrcuma na prevenção e tratamento de Alzheimer ver ALZHEIMER. A CURA PODE ESTAR EM SUA COZINHA.
Depois de irmos dos galinheiros até o Vanderbilt University Medical Center em Neshville EUA, vamos ver essa receita.
Diferente das duas primeiras receitas, nessa não iremos acrescentar mais umidade e sim mais elementos secos. Dessa forma é mais importante ainda que você fique atento à questão da quantidade de farinha. 1/2 xícara para cada ovo.
- – 6 ovos
- – 3 xícaras de farinha de trigo. 1/2 xícara por ovo
- – 4 colheres de chá de cúrcuma
- – 1 colher de chá de azeite de oliva
- – 1 colher de cafezinho de sal
- Coloque a farinha de trigo na superfície de trabalho e faça uma cavidade no meio. Separe 1/4 de xícara da quantidade pedida para acrescentar se necessário.
- Adicione os ovos, o azeite, o sal e a cúrucuma.
- Com o auxílio de um garfo misture os elementos que estão no meio da “fontana” misturando delicadamente a farinha que está ao redor.
- Quando não conseguir mais misturar com o garfo, use as mão para, em movimentos delicados, adicionar o restante da farinha.
- Trabalhe até obter uma massa lisa e elástica.
- Embrulhe em um plástico e deixe em repouso por 3 horas ou de um dia para o outro.
Essa será uma massa mais seca, mais firme do que as massas anteriores. Se você fizer todas elas ao mesmo tempo, é melhor colocar essa massa para cozinhar primeiro.
As três massas juntas.
Assista o vídeo do canal A Cozinha Sincera no YouTube para ver cada passo dessa massa. Se gostar, assine o canal para receber nossas receitas assim que saem das panelas.