Massa verde de macarrão feita em casa.
Um bocado de farinha, alguns ovos e a magia acontece. Nada mais simples, nada mais belo, nada mais aconchegante e ao mesmo tempo sofisticado do que fazer seu próprio macarrão.

Um pouco de farinha e alguns ovos e você tem uma massa de macarrão.
Antes da receita um pouco de história. A professora que em mim reside não resiste.
Quem gosta de comer bem e saber um pouco sobre aquilo que come já deve ter ouvido a lenda de que Marco Polo trouxe do Oriente a inspiração para o surgimento do macarrão na Europa.

Marco Polo
Essa é mais uma lenda do mundo da gastronomia, igual àquela que diz que foram os escravos que criaram a feijoada.
Quem derruba esse mito por terra são os gregos antigos que, diga-se de passagem, de mitos entendiam.
A palavra macarrão deriva da palavra grega “Makària” nome de uma sopa grega enriquecida com bolinhas de farinha de trigo, além disso, o nhoque também já era conhecido na Grécia no mesmo período. Não bastasse isso a palavra “pasta”, massa em italiano, deriva do grego “pastillos”cuja referencia já aparecia nos versos de Horácio.
Toda essa conversa sobre a origem grega das palavras me trouxe duas memórias. Uma, do filme O Casamento Grego, em que o patriarca da família queria provar por a+b que todas as palavras do mundo derivavam da língua grega, e a outra, uma lembrança afetiva de minha infância.
Sempre me surpreendo com a forma como nosso cérebro guarda lembranças afetivas que, quando menos esperamos, são despertadas por aromas, palavras ou música. Lendo essas informações me veio à mente a cena da minha tia acrescentando, com uma colher, pedacinhos de uma massa que ela fez com farinha e água a uma panela em que fervia um cheiroso brodo feito com um galo velho do quintal.
Lembranças de infância que evocam o cheiro da lenha queimando no fogão e o frio intenso do Sudoeste do Paraná. Lembranças dos Campos Gerais cobertos de pesada geada e do aconchego da caixa de lenha ao lado do fogão.

Palmas/PR
O nome da massa que minha tia fazia? “Noque de Preguiçoso”, quem é do Sul sabe do que se trata.
Voltemos a Itália. O termo “maccari” aparece na ilha da Sicília a 1.000 anos atrás como referência ao verbo esmagar ou achatar com muita força. Assim surgiu o “maccaruni”, uma mistura de trigo bem fino com água fresca que era prensado e achatado dando origem ao macarrão.

Creio que vale a pena ir até lá para conferir a história.
Então podemos bater o martelo e dizer que o macarrão é sim italiano de “costa e costado”?
Não é bem assim, ainda sobram referências ao contato dos navegantes venezianos com o “Lámem”um tipo de talharim chinês – quem assiste Master Chef viu o tamanho da confusão que fazer Lámem pode provocar – além de referência a Tejia, massa seca que os árabes trouxeram com eles durante a expansão do Império Otomano. Fonte: A História do Macarrão 0 A verdadeira!
Bom, chega de prosa e vamos á receita que é a primeira de quatro receitas de Massa Fresca que irei publicar em sequência. Massa Verde de Espinafre, Massa Vermelha de Beterraba, Massa Amarela de Cúrcuma e finalmente, para quem não pode, ou não quer, comer glúten, uma Massa Fresca de Macarrão Sem Glúten.

Massa de espinafre.
- – 4 ovos
- – 600 gr de farinha de trigo. Adicione 1/2 xícara de farinha de trigo e reserve o restante na bancada para usar conforme o necessário.
- – Folhas de 1 maço de espinafre limpas e sem os caules. Só as folhas.
- – 1 colher de chá de azeite de oliva.
- – 1 colher de cafezinho de sal.
- Separe as folhas do espinafre eliminando todo o caule, inclusive o das folhas.
- Coloque uma panela de água para ferver.
- Em uma vasilha grande coloque bastante água gelada e gelo.
- Tire do fogo a panela e adicione as folhas de espinafre. Deixe 2 minutos e transfira imediatamente para a água gelada.
- Esprema bem as folhas para tirar toda a água.
- Bata ligeiramente no liquidificador, retire e esprema para tirar toda a água.
- IMPORTANTE: Se as folhas não ficaram bem trituradas, corte-as com uma faca afiada. As folhas tem que ficar o mais maiúsculas possível.
- Coloque a farinha na bancada, sempre 1/2 xícara, reserve o restante em uma tigela por perto.
- Faça a “fontanna”, fazendo um círculo fechado de farinha onde você vai colocar os ovos.
- Coloque os 4 ovos.
- Agora, usando a metade da casca de um dos ovos, meça o espinafre coloque o equivalente a dois ovos. Ou seja 4 vezes a metade da casca de ovo de medida.
- Adicione o azeite e o sal.
- Incorpore delicadamente a farinha à massa com o auxílio de um grafo. Cuidado para não romper a “fontanna”.
- Quando ficar muito pesado para usar o garfo, sove delicadamente com as mãos até obter uma massa lisa e homogênea.
- Deixe descansar por 3 horas ou faça no dia anterior e deixe na geladeira para usar no outro dia.
- Recomendo, a massa fica ainda mais flexível e o trabalho flui melhor.
- O segredo de cozinhar está na organização do espaço e do tempo.
- Cozinhe em bastante água salgada como a água do mar.
- Sirva com o molho de sua preferência.
Os ingredientes para a massa.
Como usar a casca do ovo para medir a quantidade de espinafre. É preciso substituir 1 em cada 3 ovos pela mesma quantidade de espinafre triturado e sem água.
O resultado. Uma massa de cor linda com pedacinhos de espinafre.

O resultado dessa mistura. Uma bela massa com pedacinhos e espinafre mas sem gosto algum dele.
Espero que tenham gostado e aguardem para breve a receita da Massa Vermelha de Beterraba, Amarela de Cúrcuma e Sem Glúten de Farinha de Arroz.
Nos vemos em breve.