Um título longo para uma deliciosa receita. Simples e ao mesmo tempo sofisticada; fácil mas também complexa nos detalhes.
A receita é simples pois todos os seus ingredientes estão in natura não havendo necessidade de preparações prévias, é sofisticada pois a soma de todos os sabores resulta em um paladar único. É fácil pois tudo vai para o forno ao mesmo tempo, mas é complexa porque é necessário cuidar o tempo de assar a carne, retirá-la do molho, mantê-la aquecida enquanto reduz o molho e cozinha a massa. Ou seja, no momento de finalizar o prato tudo deve estar pronto para que você possa servi-lo quente.
Vamos a ela então:
Ingredientes:
- 200g de Filé Mignon limpo por pessoa.
- Bacon.
- Alecrim.
- Legumes: usei alho-poró, Champignon,tomate cereja, pimentão amarelo e mini cenouras. Não tem esse legumes? Não se preocupe, você consegue o mesmo resultado com cenouras cortadas em rodelas, tomates cortados em quatro e cebolas fatiadas.
- Vinho tinto seco o quanto baste. Normalmente uma taça cheia é suficiente. Use sempre um bom vinho, preferencialmente aquele que irá servir durante a refeição.
- Sal e pimenta do reino moída na hora.
- Manteiga sem sal.
- Fio para amarrar a carne. Uso linha de crochê mesmo.
- 100g de massa seca ou fresca por pessoa.
Modo de fazer:
Limpe o Filé ou compre a peça já limpa.
Quando fiz a chamada do post, anunciei como Filé Chateaubriand o que não foi correto. Se você assistirem ao vídeo do post anteior perceberão que o Chateaubriand é uma posta mais grossa, com mais ou menos, 4 dedos de altura.
Coloque as fatias de bacon na tábua e por cima coloque o filé já temperado com sal e pimenta.
Como você viu no vídeo, as pontas do filé são mais finas. Emende, envolva com o bacon e amarre. Ficará da mesma altura dos filés do meio.
Por cima da carne coloque os ramos, preferencialmente frescos, de alecrim e amarre.
Pique os legumes e coloque na assadeira junto com a carne preparada e o vinho.
Leve ao forno pré aquecido à 200g por 20 minutos, se você gosta de carne mal passada ou 30 minutos se você prefere ao ponto.
Enquanto a carne e os legumes assam, coloque a água da massa para esquentar.
Passado o tempo de forno, retire a carne o os legumes que você vai servir de acompanhamento da forma. Eu retirei as cenouras e os Cahmpignons e reserve no forno em temperatura mínima para que permaneçam quentes.
Coe o molho espremendo bem contra a peneira para retirar todo o sabor e leve ao fogo com a manteiga até que ele reduza um pouco e fique mais incorpado. Se achar necessário, deixe o molho cozinhar mais um pouco na panela antes de coá-lo e se desejar mais molho adicione caldo de carne.
Caldo de Carne Industrializado? Claro que não. Tenha sempre na geladeira um caldo de carne feito por você, veja nos arquivos do blog como fazê-lo ou faça como nós aqui em casa.
Quando fazemos churrasco usamos muitas vezes peças inteiras de carne. Quem já assou assim sabe que, quando fatiamos essas peças escorre uma imensa quantidade de caldo delas. Assim, sempre fatiamos a carne em tábuas absolutamente limpas e esterilizadas e recolhemos uma parte desse caldo que congelamos para usar em preparações futuras.
Não faz Churrasco? Não tem problema. Quando assar carne no forno, coloque um bocado de água quente na forma depois de retirar a carne e deixe ferver um pouco na chama do fogão. Coe o caldo e congele. Fica delicioso.
Coloque a massa para cozinhar e fatie a carne na espessura que desejar. Quando for fatiar a carne lembre-se de retirar o fio e os galhos mais grosso do alecrim.
Coloque a massa cozida, al dente e não “no dente”, no molho quente, vire em uma travessa e sirva com a carne e os legumes ou, monte pratos individuais com a massa por baixo, a carne no meio e os legumes acompanhando. Enfeite com um ramo de erva fresca.
Bom apetite e boa noite a todos.
O Aspargo? Não coloquei e fiz uma sopa com ele…
Mas essa conversa fica para outro dia…