Molho de tomate. Fazer molho de tomate em casa é muito fácil, prazeroso e saudável.
Para começar, você deve comprar uma boa quantidade de tomates, os do tipo Débora e Italiano são os melhores, bem maduros mas sem manchas ou machucados. Se você não os encontrar bem maduros compre-os e deixe-os na fruteira em temperatura ambiente até que fiquem no ponto certo. Aliás, os tomates nunca devem ir para a geladeira.
Uma receita excelente precisa ser executada com os melhores ingredientes que você tiver a sua disposição. Assim, de nada adianta você fazer uma massa de ótima qualidade ou comprar uma massa pronta de grano duro e colocar sobre ela um molho de tomate enlatado.
Estando os tomates maduros, lave-os bem com uma esponja e retire a casca deles. Muitas são as maneiras de fazer isso. Você pode mergulhar eles em água fervendo por alguns minutos, assá-los e depois tirar a pele, como aprendi com minha amiga Iara Perin ou, como no exemplo, abaixo tirar a pele no vapor. Para isso basta que você tenha uma peneira que encaixe em uma panela e que você possa tampar de forma a vedar a saída de vapor, uma panela de cozinhar no vapor ou uma panela de bambu como esta abaixo.
Considero essas panelas de bambu um dos melhores investimentos que alguém pode fazer para facilitar a vida na cozinha. Elas cozinham qualquer legume com mais rapidez do que qualquer outro método e impedem que o alimento absorva água ou perca nutrientes em contato com a água.
Depois de pelar os tomates, pique-os ou passe-os por um moinho, frite a cebola, refogue no azeite de oliva, adicione alho picado, se gostar, coloque o tomate, uma folha de louro e deixe cozinhar em fogo baixo até engrossar. Quando o molho estiver pronto, coloque temperos frescos como manjericão, salsinha ou óregano.