Olá, anunciei no facebook da Cozinha a receita de Nachos mas não postei a receita aqui no blog. Responder o por que de não tê-lo feito torna necessária a explicação de porque tê-los feito.
Nachos são pequenos pedaços crocantes de massa a base de fubá, de forma triangular e normalmente utilizados para comer patês, notadamente a guacamole, muito popular na comida mexicana.
Comercializados sob o nome de Doritos, estão entre os alimentos com maior número de aditivos químicos disponíveis no mercado, jntamente com Fandangos, Baconzittos e outros similares. Sobre os riscos do consumo em excesso desse tipo de aditivo para a saúde das crianças, leia aqui.
Assim, seguindo a proposta desse blog de oferecer alternativas saudáveis e viáveis para o dia a dia, pareceu-me bastante interessante compartilhar uma alternativa a esses produtos. Ocorre que o resultado, apesar de delicioso, não foi o que eu esperava.
Como a Cozinha é Sincera devo dizer que, são trabalhosos de fazer, que o fato de abri-los no rolo de macarrão, e não usando uma prensa para nachos, deixou-os um pouco grossos, que tendo ficado um pouco grossos tive de deixá-los mais tempo no forno e, como conseqüência, eles ficaram muito secos.
Apesar de tudo isso reafirmo, o sabor ficou delicioso. Para quem já fez polenta (angu) ficou idêntico à casquinha que fica grudada no fundo do tacho. Aquela que nossos avós comiam com leite no café da manhã.
Para quem estiver disposto a uma aventura, afinal, Cozinhar é uma aventura, vale a pena a “empreitada”.
Ingredientes:
- 1 kg de faubá
Usei um fubá orgânico.
- 500 g de farinha de trigo
- água o quanto baste.
Modo de Fazer:
Misture as duas farinhas e acrescente a água aos poucos, quase meio litro. Sove muito bem, quanto mais você sovar menor a possibilidade da massa rachar. Como saber se está no ponto? Faça uma bolinha e aperte. As bordas não devem se partir. Veja fotos abaixo.
Abra um saco plástico em duas partes, coloque a bolinha no meio e estenda em formato redondo com o rolo de macarrão. Quanto mais fina a massa mais crocante o Nacho.
Aqueça o forno a 180 graus, unte uma forma redonda e coloque a tortilha. Corte-a com uma faca formando triângulos e leve para assar até mudar de cor e as bordas ficarem ligeiramente douradas. Cuidado para não passar do ponto. Você pode fazê-las em uma frigideira antiaderente também. Faça uma de cada vez.
Caso queira, adicone parmesão ralado antes de assar. Fica um delicioso gosto de queijo.
Caso tenha dúvidas, veja esse vídeo. É em espanhol mas a explicação é perfeita.
Espero que gostem.
Bom sábado a todos.
P.S. Não resisti a um certo clima de Luta Libre nas fotos…rsrsrs.