A Omelete.
É curioso como os hábitos mudam com o passar do tempo.
Atos considerados corriqueiros perdem a importância dando lugar a práticas tidas como mais modernas e atuais e, por pressuposto, mais corretas levando em conta o avanço do conhecimento humano.
Esse paradoxo é facilmente observável quando o assunto é o Café da Manhã.
Minha mais impressionante recordação a respeito dessa refeição matinal envolve meu avô materno. Guerino Carraro. Acordava todos os dias por volta das 4:30 da manhã, acendia o fogão a lenha e o deixava aquecer enquanto preparava seu café.
E que café! Fatias de polenta grelhadas na chapa com uma fatia de queijo crioulo por cima, pedaços de salame verde também grelhados na chapa do fogão, uma fatia grossa de pão assado no forno a lenha com uma camada de banha de porco e uma caneca de café fumegando. Tudo isso coroado com um pedaço de Bolo Amanteigado da Vó Emília.
Frugal? Não, mas ele viveu plenamente sua vida até falecer aos 93 anos. Perfeitamente lúcido e temperamental como sempre o foi.
Vivemos uma época com outras demandas. Quase ninguém mais cozinha em fogões a lenha. A banha de porco foi banida da nossa dispensa juntamente com a manteiga e o ovo ( ovo já foi redimido e acho que a manteiga está a caminho ). Vivemos correndo contra o relógio mas também nunca estivemos tão doentes.
A obesidade é o maior problema de saúde pública da atualidade e juntamente com ela uma série de doenças crônicas que nos afligem constantemente e que, aparentemente, estão a anos luz de serem solucionadas.
Mas voltemos ao Café da Manhã. O que foi que colocamos no lugar da polenta, do queijo crioulo, do salame, do pão com banha?
Sucrilhos, leite com achocolatado, pãozinho da padaria com margarina… Isso se levarmos em conta quem ainda faz essa primeira refeição, pois pesquisas indicam que ela está cada vez mais sendo deixada de lado em troca de um pacote de bolachas recheadas.
Sobre a importância do Café da Manhã para a manutenção da sua saúde física e mental leia esse artigo. A importância do Café da Manhã.
Um longo discurso para uma simples receita de Omelete não? Sim, Mas minha formação de professora às vezes fala mais alto…rsrsr.
A partir desse quadro considero que, a não ser que você seja vegano, uma Omelete é uma saída honrosa para um café da manhã nutricionalmente adequado.
Ingredientes:
- Dois ovos por pessoa.
- Um punhado de tomates cereja cortados pela metade.
- Quatro cogumelos Porto Belo médios fatiados finos.
- Sal e pimenta o quanto baste.
- Azeite de oliva.
Modo de Fazer:
Aqueça frigideira e grelhe rapidamente os cogumelos.
Acrescente os tomates cereja coetados ao meio e refogue rapidamente também. Eles não devem se desmanchar.
Enquanto isso, bata com um garfo os ovos até que eles fiquem bem líquidos.
Retire os cogumelos e os tomates da frigideira e reserve.
Coloque mais um fio de azeite na frigideira quente e adicione os ovos batidos.
Tampe e deixe cozinhar alguns minutos.
Qua do você perceber que as bordas da omelete estão coradas e desprendendo da frigideira, adicione os cogumelos e tomates e dobre a omelete ao meio.
Tampe e deixe cozinhar mais um pouco.
Sirva acompanhada de uma fatia de pão integral e uma xícara de café.
Um perfeito começo de dia para você.