Paleta de cordeiro com vinho e ervas.
Carne macia e saborosa, molho escuro e de sabor intenso…esse é o resultado dessa receita que parece complicada mas que na verdade é bastante simples.
Ingredientes:
- 1 paleta pequena de cordeiro.
- 1 colher rasa de sal para cada quilo de carne.
- Sal e pimenta do reino moída na hora.
- Alecrim, salvia e louro a vontade
- 1 cabeça de alho.
- 1 cebola.
- 1 cenoura.
- 1 talo de alho poró.
- 3 cálices de vinho tinto seco.
- Azeite de oliva.
Modo de fazer:
Desosse a paleta do cordeiro. Veja o vídeo abaixo.
Tempere com sal, pimenta, alecrim, louro ou salvia.
Amarre a paleta para unir novamente as partes e manter as ervas dentro.
Frite em uma panela de fundo grosso. Eu usei uma panela de ferro que pode ir ao forno mas você pode substituir por qualqer panela de fundo grosso, transferindo a carne, depois de dourada para uma termine ou forma de assar funda. Lembre-se, a carne tem que ficar imersa nos temperos e no vinho.
Enquanto a carne doura, coloque o osso ( a quantidade de sabor e nutrientes presentes nos ossos são elementos importantes que muitas vezes desprezamos na cozinha) da paleta em uma forma pequena e deixe secar no forno quente até ficar um pouco dourado. Uns dez minutos em fogo forte.
Depois que a carne estiver dourada, coloque na forma, adicione o osso, as ervas, os legumes e o vinho e leve para assar em fogo médio por 3 horas.
Durante esse tempo você deve abrir o forno e virar a carne para que ela cozinhe por igual. IMPORTANTE: fique de olho no nível de líquido do assado colocando mais água ou vinho se necessário. Como vocês podem observar pelas fotos o meu quase passou do ponto pois secou demais.
Quando a carne estiver bem assada e o molho com uma coloração marrom que lembra ferrugem, tire do forno, ceo o molho, corte a carne em pedaços e, se necessário, adicione mais água e deixe cozinhar na chama do fogão até ter a quantidade de molho que você precisa. Dica: se você tiver um caldo de carne feito em casa você pode adicionar em lugar da água mas, esse molho fica tão saboroso que não é necessário.
Cozinhe uma massa de sua preferência, um Talharin, espaguetti, ravioli ou mesmo um risoto, adicione o molho e sirva acompanhado da carne.
Não tenho como descrever a intensidade e o sabor desse prato e a foto não lhe faz justiça assim, minha sugestão é que experimentem. Sinceramente, você não irá se arrepender…
Bom apetite e boa noite a todos.