PANCS é como são chamadas as Plantas Alimentícias Não Convencionais ou carinhosamente conhecidas como matos de comer.

Coentro do Mato, Coentro de Caboclo, chicória-do-pará
”Atualmente são as plantas chamadas “daninhas” ou “inços” (o correto e adequado é plantas/ervas espontâneas), pois crescem entre as plantas cultivadas e são espécies com grande importância ecológica e econômica. Muitas destas espécies, por exemplo, são alimentícias mesmo que atualmente em desuso (ou quase) pela maior parte da população.
O mesmo é válido para plantas silvestres, as quais são genericamente chamadas de “mato” ou planta do mato, no entanto, são recursos genéticos com grande potencial de uso imediato ou futuro a partir de programas de melhoramento, seleção e manejos Adequados.” Valdely Kinupp
No link a seguir você tem acesso ao manual desenvolvido pelo pesquisador da UFRS Valdely Kinupp, criador do termo PANC: PANC’s – PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO-CONVENCIONAIS: prática de identificação das espécies e sua utilização
Abiu, biribá, baru, dente-de-leão, bretanha,chicória-do-pará, ora-pro-nóbis, beldroega, capuchinha, vinagreira, azedinha, crem, sorgo… quantas dessas plantas comestíveis você reconheceria se encontrasse com ela em suas caminhadas. Para que você tenha uma ideia da diversidade de plantas não convencionais disponíveis “Estima-se que 35 mil espécies tenham potencial comestível, e hoje 90% da nossa comida vem de 20 espécies – mostrando que consumimos menos de 0,04% da biodiversidade. (…) Além disso, sabe-se que 25% da flora de qualquer bioma é comestível, quebrando mitos de que existem regiões pobres em alimentos.”
Fonte: A bioquímica como ela é
As PANCS são Pops na expressão de Neide Rigo do fantástico blog Come-se que atesta o grande interesse de chefs de cozinha em utilizar os ingredientes como uma forma de despertar o interesse do consumidor para o consumo dessas espécies.
Para ajudar você a conhecer essa maravilhoso mundo, que você conhece desde de criança das praças e parques em que brincava, A Cozinha Sincera preparou o painel abaixo em que você pode visualizar a planta e ver como foi utilizada para fazer receitas lindas e deliciosas.
Deixe o preconceito de lado, PANCS dão um bom rock na cozinha.
Curiosos? Veja o vídeo abaixo do canal Um Pé de Quê? Sobre o Lírio do Brejo, sua história e seu uso culinário.
Para mais informações visite:
PANCS
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentos_regionais_brasileiros_2ed.pdf
https://www.facebook.com/Fontedajuventudereal/?fref=nf&pnref=story
http://www.matosdecomer.com.br
https://www.facebook.com/groups/455745377849748/?hc_ref=SEARCH
Seja pop, coma PANC.