Pasta Gramies é uma das mais belas séries sobre comida que conheço.

https://www.grownups.co.nz/wp-content/uploads/YouT-pasta-grannies-1.jpg
Criada por Vicky Bennison tem como objetivo resgatar as tradicionais receitas italianas que continuam vivas pelas mãos de suas últimas guardãs, as grammies, ou nonas italianas.
Muitas dessas receitas estão ameaçadas de extinção, como é o caso do raro Su Filindeu, Cabelos de Deus, uma massa produzida na cidade de Nuoro na Sardenha há 300 anos e que hoje somente 3 mulheres da mesma família sabem como fazer

https://ichef.bbci.co.uk/news/660/cpsprodpb/D9FB/production/_92630855_d9ef384b-e496-4d1d-84c3-9453312bf6e2.jpg
Essas receitas passadas de mão em mão por mulheres de uma mesma família.
Tradições que se mantém ao longo dos anos por uma transmissão de conhecimento que se dá desde que se está no colo das mães e na barra da saia da avó.

http://italyonmymind.com.au/wp-content/uploads/2018/04/culurgiones-collage-italy-on-my-mind.jpg
Conhecimento que hoje não parece mais ter espaço nesse mundo acelerado e imediatista em que muitas vezes nos orgulhamos muito mais de “ter” do que de “fazer”.
E fazer massa requer tempo, dedicação e conhecimento.
Poucos ingredientes, um punhado de farinha que será umedecida com ovos ou água e a magia que acontece nas mãos.
Misturar, amassar, sovar, estender, cortar, rechear… as mãos trabalham.
E como é incrível a magia que esse trabalho produz.

Utensílios de Cozinha.
Uma magia que nos conecta com gerações e gerações de mulheres que fizeram esses mesmos movimentos através de toda a história da humanidade.
Um conhecimento que esteve ameaçado por muito tempo com a industrialização da produção, mas que encontra no mundo todo um momento de resgate.
Não é somente o resgate às receitas de massa, mas também a febre das cervejas artesanais, a produção de pães a partir da fermentação natural, a redescobertas das conservas… tudo isso mostra um retorno, um resgate de tradições culinárias que eram muito comuns para nossos avós, mas que tornaram-se raros em meio a avalanche de produtos ultraprocessados que soterrou nossa dieta e estilo de vida nos últimos anos.
A consequência dessa mudança de hábitos alimentares pode ser medida, com fita métrica, na circunferência abdominal da população mundial.
Não foi uma escolha inteligente, apesar de se poder até mesmo questionar se foi uma escolha.
Esse movimento de retorno as raízes tem no Slow Food seu maior representante.
Isso mesmo, Slow Food em oposição ao Fast Food.
É uma filosofia alimentar que se sustenta em um tripé que prega que o alimento deve ser BOM, no sentido de ser saudável e de qualidade, LIMPO, sua produção não deve prejudicar o meio ambiente e deve respeitar o bem estar animal, JUSTO, preços acessíveis aos consumidores e condições justas de pagamento aos pequenos produtores.

http://www.italymagazine.com/sites/default/files/styles/624xauto/public/slow-food-lead.jpg?itok=WxCUJ7Zu
“É um movimento global envolvendo milhões de pessoas em 160 países e tem como objetivo final evitar o desaparecimento de culturas e tradições alimentares locais; contrariar o consumo rápido de alimentos e combater a diminuição do interesse das pessoas nos alimentos que eles comem, de onde ela vem e como nossas escolhas alimentares afetam o mundo à nossa volta.”
A série Pasta Grammies está inserida dentro dessa proposta de resgate de tradições culinárias e prazer de comer bem.
Na série você ira conhecer Cesaria, de 93 anos, um especialista em fazer massas finas de Lorighittas, massas em forma de brincos que são feitas a séculos na Sardenha; Giuseppa, uma avó de 95 anos que faz há 80 anos o “macarrone de ungia”; Caterina e Lucia, originárias da região de Salento com sua receita de carne ao pomodoro e poppettini e muitas outras nonas com seus segredos, sua massa e sua sabedoria.
Veja abaixo alguns desses vídeos, assine o canal e compartilhe.
Compartilhar conhecimento é tornar o mundo um lugar melhor para se viver.
Todas as receitas com massa fresca da Cozinha podem ser consultadas no aqui.
Agora uma desafio sincero para você:
Identifique nas imagens abaixo as massas por seu nome e descubra quanto você sabe sobre elas.
Espero que tenham gostado e que se aventurem nesse maravilhoso mundo das massas artesanais.
Abraços sinceros.