Iniciei essa série de postagens anunciando, como receita principal, Bolo de Mandioca Assado em Folha de Bananeira. Essa chamada está, ou não, correta dependendo do seu lugar de origem.
Coisa comum neste país imenso, formado por uma mosaico de culturas que lembram uma grande colcha de retalhos.
Canjica no sul é monguzá no Nordeste, canjica no Nordeste é curau no Sul e assim por diante. Com essa receita não é diferente pois, enquanto Pé de Moleque no Sul é feito com amendoim, em alguns lugares do Nordeste o Pé de Moleque é exatamente esse bolinho de mandioca assado na folha da bananeira sobre o fogão a lenha.
Deixemos as questões linguísticas, sociológicas, históricas para os especialistas e vamos ao que aqui interessa: A receita.
#eucomocultura
Modo de Fazer:
Lave a folha de bananeira. Passe a folha na chama do fogão até que ela fique completamente brilhosa. Você vai perceber que as bolhas de ar vão sumindo e a folha vai selando por completo.
Retire o caule central e corte em retângulos de um palmo de largura.
Coloque os cravos em uma frigideira pequena e mexa até desprender o aroma.
Coloque em um pilão e soque até virar pó.
Misture a massa da mandioca com os ovos, o açúcar, o coco e o cravo.
Coloque o recheio bem no meio da folha de bananeira, dobre formando um envelope, dobre as extremidades fechando e amarre com um barbante.
Usando uma panela de fundo grosso, preferencialmente de ferro, asse os pacotinhos em fogo médio até que a casca da bananeira desidrate completamente.
O aroma do cravo e da folha de bananeira assada é diferente de todo e qualquer aroma que já senti.
Uma receita antiga, de raiz e que ainda assim, está inserida dentro de todos os movimentos modernos pela qual a cultura gastronômica passa no momento. Tradição, Confort Food, Slow Food, comidas que resgatam nossa memória afetiva.
Pé de moleque ou bolo de mandioca?
Course: LancheDifficulty: Avançado4
Bolos2
hours1
hour304
kcalValor calórico referente a uma porção de 100g.
Ingredientes
Meio quilo de massa de mandioca
Quatro ovos
Uma xícara de açúcar
Um pacote de coco ralado
Cravos a gosto
Uma folha de bananeira nova
Instruções
- Lave a folha de bananeira. Passe a folha na chama do fogão até que ela fique completamente brilhosa. Você vai perceber que as bolhas de ar vão sumindo e a folha vai selando por completo.
- Retire o caule central e corte em retângulos de um palmo de largura.
- Coloque os cravos em uma frigideira pequena e mexa até desprender o aroma.
- Coloque em um pilão e soque até virar pó.
- Misture a massa da mandioca com os ovos, o açúcar, o coco e o cravo.
- Coloque o recheio bem no meio da folha de bananeira, dobre formando um envelope, dobre as extremidades fechando e amarre com um barbante.
- Usando uma panela de fundo grosso, preferencialmente de ferro, asse os pacotinhos em fogo médio até que a casca da bananeira desidrate completamente.
Nutrition Facts
4 servings per container
Serving Size100g
- Amount Per ServingCalories304
- % Daily Value *
- Total Fat
11.9g
19%
- Total Carbohydrate
46.6g
16%
- Protein 2.5g 5%
* The % Daily Value tells you how much a nutrient in a serving of food contributes to a daily diet. 2,000 calories a day is used for general nutrition advice.
[…] 6. Pé de moleque nordestino: Sertão e interior (totalmente diferente do nosso pé de moleque de amendoim, este é feito com mandioca, coco e açúcar, e assado em folha de bananeira! Receita aqui). […]