O Natal é considerado a maior festa da cristandade ocidental. Seus símbolos são conhecidos, praticamente no mundo todo.
O Pinheiro de Natal, o Sino, o Presépio e o Papai Noel. Este último, tem uma controvertida história ligada a sua imagem pois, enquanto sabe-se que a figura que deu origem a esse mito foi o bispo turco são Nicolau, corre o boato de que a figura vestida de vermelho teria sido criação de uma famosa marca de refrigerantes.
Sobre esses mitos ligados a figura do Papai Noel veja esse excelente texto. Papai Noel, uma criação coletiva.
Assim como existem mitos sobre a imagem do bom velhinho existem inúmeras tradições envolvendo as receitas para a Ceia de Natal.
Para aqueles que acham que essas tradições mudam de um país para o outro, devo avisá-los de que elas mudam dentro de nosso país de um estado para o outro.
Enquanto no Sul a tradição recomenda o Peru, acompanhado de arroz a Grega e Farofa, no sudeste o que impera à mesa paulista e carioca é o Bacalhau, enquanto isso, em Minas Gerais o pernil ou lombo de porco é sagrado – isso sem falar nos doces –
No Norte temos a influência dos ingredientes da Floresta Amazônica, no Nordeste a influência dos Frutos do mar e dos peixes no litoral, das produtos da catinga e do cerrado na mesa sertaneja.
Enquanto isso, no Centro-Oeste a influência das grandes fazendas de gado e a proximidade com os países hispânicos faz-se sentir no cardápio de natal e ano Novo.
Enfim, como esse assunto é extenso sugiro, a quem se interessar, a leitura abaixo.
Gratinado de Bacalhau em porções individuais.
Uma das dificuldades que as pessoas enfrentam quando vão fazer bacalhau é como dessalgá-lo da forma adequada.
Pensando nisso A Cozinha preparou um post específico para que não reste nenhuma dúvida e você consiga um resultado perfeito.