Picanha pantaneira
De formato triangular, com espessa capa de gordura, a Picanha é um corte de carne versátil e muito apreciado quando o assunto é churrasco.
Sua capa de gordura garante tanto seu sabor intenso quanto sua peculiar úmidade interna.
Quase todos que fazem seu próprio churrasco ou mesmo aqueles que só comem picanha em churrascarias acabam por creditar tais características ao fato de que a peça é assada no carvão em alta temperatura.
Se você quer saber tudo sobre a picanha, suas características, como manipular, cortar e o que você deve esperar de uma boa peça veja aqui o vídeo de Marcos Bassi.
Essa receita desfaz esse mito, pois prova que é possível resguardar todas as qualidades do corte mesmo assando a peça em um forno convencional.
Vamos à receita.
Ingredientes:
- Uma peça de picanha de, no máximo, 1,200 gramas. Se você comprar uma peça maior que essa, vai pagar o preço do quilo da picanha em um bom pedaço de colchão duro.
- Sal e Pimenta do reino moída na hora.
- Farinha de mandioca.
Modo de Fazer:
Coloque o forno para aqueer a 240 graus.
Com a ajuda de uma faca, faça furos na peça.
Salgue a peça e adicione a pimenta. Use 20 gramas de sal para cada quilo de carne.
Envolva a peça toda em farinha de mandioca. Os dois lados e a lateral também.
Coloque para assar. Deixe 45 minutos se você gosta da carne no ponto e uma hora se você gosta da carne bem passada.
A farinha de mandioca sela a carne, fazendo com que toda a gordura permeie seu interior. Ao mesmo tempo, a ação do calor sobre a gordura coberta com afarinha produz uma casca fina, crocante e dourada sobre a peça.
Tire do forno, cubra com papel toalha e deixe descansar por 10 minutos.
Fatie e sirva.