Pão, o mais básico dos alimentos, aquele que acompanha a humanidade desde tempos imemoriais, elevado recentemente à condição de vilão pelo modismo das comidas sem glúten. Notem que estou me referindo ao modismo, não a seriedade da doença celíaca ou da intolerância ao glúten.
Apesar do quanto gostamos de pão sobras são comuns afinal, pão bom é pão fresco.O fazer com ele além de farinha de rosca?
PUDIM!
Pudim de pão, uma receita tão antiga quanto ele. Simples e delicioso. Essa afirmação não é unânime, principalmente entre aqueles que só conhecem as receitas em que o pão é batido no liquidificador junto com os outros ingredientes.
Não é o caso dessa receita. Aqui, o pão é cortado em cubos e embebido no creme antes de ser assado. Como resultado temos um pudim cremoso mas com texturas diferentes, lembrando muito o sabor e a consistência das rabanadas. Espero que gostem.
Como fotografei à noite, a qualidade das fotos deixa muito a desejar em relação ao resultado. Assim, vou publicar algumas imagens retiradas da net.
Ingredientes para quatro pessoas:
- 2 pães francês amanhecidos ou 1/4 de de pão de forma.
- 500 ml de leite.
- 2 ovos.
- 4 colheres de sopa de açúcar.
- 1 colher de chá de essência natural de baunilha.
- 6 sementes de cardamomo. Opcional.
- 3 colheres de chá de canela em pó.
- manteiga para untar a forma.
Modo de Fazer:
Pré aqueça o forno a 200 graus por 20 minutos.
Unte uma forma refratária com a manteiga.
Corte o pão em cubos.
Bata o leite, os ovos, o açúcar e a canela no liquidificador por alguns minutos.
Coloque os pães na forma, adicione as sementes de cardamomo e mais canela.
Adicione o líquido do liquidificador e deixe os pães absorverem por uns cinco minutos. Caso você ache que é pouco creme adicone um pouco mais de leite.
Leve para assar por, mais ou menos, 30 minutos ou até que a superfície fique corada.
CREME:
Caso queira um creme para acompanhar o pudim, o que recomendo imensamente, aumente a quantidade de leite para 750ml, coloque 3 ovos e 5 colheres de açúcar.
Quando colocar o creme no pão deixe esses 250 ml fora, leve para cozinhar em uma panela pequena em fogo baixo até que engrosse.
Sirva o pudim ainda quente, acompanhado do creme e polvilhado com canela.
Toda a sofisticação da simplicidade.
Boa noite.