Quibe assado. Prático pode ser feito na véspera ou congelado, nutritivo, une carne, trigo e ervas em uma mesma receita e saboroso, o que é mais importante do que tudo.
Quibe. Bolinho de carne com triguilho, recheado ou não, frito, cozido ou assado é originário dos países do Oriente Médio como Libano, Síria, Turquia, Irã e Iraque onde sofre variações de forma e conteúdo dependendo de cada cultura.
Chegou ao Brasil com os imigrantes originários dessas regiões e rapidamente tornou-se popular. Também, não é para menos. Em qualquer de suas versões é um prato versátil que pode ser servido em diversas ocasiões.
A receita abaixo serve tanto para quibe assado quanto frito.
INGREDIENTES:
- 1kg de carne moída duas vezes. Patinho e colchão mole são perfeitos.
- 500g de trigo para quibe.
- 1 colher de sopa de pimenta síria.
- 1 maço de hortelã (a gosto).
- suco de quatro limões.
- sal.
- azeite de oliva.
MODO DE FAZER:
Deixe o trigo de molho em água de um dia para o outro. Vou ser sincera, essa receita é do meu marido, ele a faz a muito tempo e o resultado é excelente, mas já vi muitas receitas em que o trigo é deixado de molho por 30 minutos… Nunca experimentei portanto não posso dizer se fica tão boa quanto. Sugiro que você experimente as duas versões e verifique qual se adapta melhor ao seu paladar.
Escorra o trigo em uma peneira apertando bastante até tirar o máximo de líquido possível.
Lave, separe dos talos e pique as folhas de hortelã.
Misture com as mãos a carne, o trigo, a hortelã, o suco dos limões, o sal e a pimenta.
Você deve misturar vigorosamente a massa até que todos os ingredientes estejam homogeneizados de forma que os grão de trigo se incorporem completamente na carne.
Unte com azeite uma forma, esparrame a massa e nivele para que fique com a mesma espessura.
Com o auxílio de uma faca faça cortes na massa.
Regue com uma generosa quantidade de azeite e leve para assar em forno pré aquecido a 200 graus até ficar ligeiramente dourado.
Sirva com fatias de limão acompanhado de Tabule, Homus bi Tahine e Arroz com Lentilhas. Mejadara.