Rataouille não é um filme sobre comida ou cozinha, apesar de se passar em um restaurante.
Construído a partir de uma constelação de personagens com perfis tão realistas que podem ser encontrados em todos os ambientes que frequentamos, mas que se destacam de maneira brilhante no ambiente de uma cozinha, o filme é uma encantadora fábula sobre o ser humano e suas relações sociais.

http://3.bp.blogspot.com/_AxjFfM8d8Dk/TUiZkgpHu-I/AAAAAAAAA-Y/zwcUfZj3UHI/s1600/Ratatouille-Gusteau-549.jpg
Auguste Gusteau, famoso chef de cozinha de um renomado restaurante que morre, em decorrência de uma depressão profunda, após perder uma das Estrelas Michelin

http://www.ideiasedicas.com/wp-content/uploads/2014/08/Ratatouille-Filme.jpg
Rémy, um humilde ratinho do campo cuja paixão pela cozinha o coloca em diversos apuros e em conflito com sua família mas ainda assim persegue obstinadamente seu sonho.

http://caseassessoria.com.br/wp-content/uploads/2013/02/RATATOUILLE_LinguiniRemy-01c.jpg_rgb.jpg
Alfredo Linguini, um jovem humilde que sabe não ter o menor talento para cozinhar, mas se apropria dos conhecimentos de outro para angariar fama e fortuna.

http://s2.glbimg.com/hkZLpB6F4cclc9mEzSuiL0xH7yA=/0x600/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2014/09/11/16400f54012ec811123139171260.jpeg
A sous chef Colette, a única mulher na cozinha do restaurante, que tem que provar a todo dia sua competência em um mundo dominado pelos homens.

http://disneybabble.uol.com.br/sites/default/filesBR/uploads/7641/CM-datas-especiais-profissoes-critico-anton-egon-D-732×412.jpg
Anton Ego, um crítico de gastronomia encastelado em sua arrogância e no poder de construir e destruir reputações.

https://pm1.narvii.com/6371/687af58a362bb9fd5a73674de6408b929fdc297e_hq.jpg
Skinner , um chef de cozinha cujo maior talento é a ganância que o faz se apropriar da imagem do falecido Chef e tentar com isso obter lucro fácil com comida barata e de péssima qualidade.
Ao redor desses personagens principais circulam os personagens secundários cuja trajetória é tão bem contextualizada que completam todo o realismo do filme.
A família do ratinho, perfeitamente representada por Jango, o patriarca do clã, que não aceita a opção dele por uma carreira tão estranha àquilo que ele considera natural o que ressalta as diferenças entre indivíduos pertencentes a uma mesma sociedade e a necessidade de respeito por essas diferenças.
Por último, o fiscal de vigilância sanitária fechado em seu cubículo com a mesa entulhada de trabalho atrasado, que retrata a burocracia que muitas vezes mais atrapalha do que ajuda.
Sobre questões envolvendo a Vigilância Sanitária e comida, nada mais ilustrativo desse conflito do que a apreensão dos queijos artesanais que seriam utilizados pela Chef Roberta Sudbrack no Rock in Rio desse ano. Como a comida descartada no Rock in Rio pôs as normas de controle alimentar em debate.
Uma fábula que usa o amor pela comida e pelo ato de cozinhar como pano de fundo para uma história que trata de assuntos inerentes à condição humana: amor, preconceito, respeito, ambição, aceitação, deslealdade, superação e inveja.
Um filme de animação para todas as idades.
A receita que dá origem ao nome do filme tem várias versões nesse blog, consulte, Ratatouille