Um Ravioli de massa sem glúten?
Sim, é possível.
Farinha de arroz, ovos, muito cuidado e paciência e você poderá desfrutar de uma boa massa recheada como todos os outros.
Decidir restringir o consumo de determinado ingrediente ou alimento é um processo difícil e doloroso pois vai de encontro com toda uma herança cultural e afetiva.
Por tudo isso possa afirmar sem sombra de dúvida nenhuma que tal decisão somente deve ser tomada se refletir um ganho de qualidade de vida que justifique o desconforto.

Ravioli com massa sem glúten e ovos recheado e servido com molho ao sugo.

Ravioli de massa à base de ovos com farinha convencional e molho ao sugo.
A restrição ao glúten parece ser um novo modismo difundido pelas celebridades, pelas revistas de dietas que vendem o “Santo Grau” do máximo emagrecimento com o mínimo de esforço e por uma indústria alimentícia voraz em explorar um novo filão de consumidores dispostos a pagar muito caro por um pãozinho, mais ou menos macio, a fim de sanar a carência afetiva que abrir mão de um produto que sempre esteve presente em sua vida gera.
Mas…
Apesar de tudo que foi dito acima, sabe-se que ocorreu um considerável aumento de portadores da doença celíaca nos últimos tempos e que cada vez mais pessoas tem desenvolvido níveis diversos de sensibilidade ao glúten. Para mais informações acerca dos sintomas e consequências da sensibilidade ao glúten consultar Glúten a causa escondida para tantas doenças?
Bom, deixemos a conversa de lado e vamos a essa receita que, se não resolve todas as carências alimentares de quem adora uma massa mas não pode mais consumir alimentos com glúten, pelo menos funciona como um acalanto.
Minha definição para o resultado foi a seguinte: se um Ravioli tradicional gera 100% de satisfação ao paladar esse gera 70% de satisfação.
Mas se sentar à mesa com sua família e não desfrutar da mesma refeição gera 100% de frustração, fazer essa massa como opção é a garantia de toda a alegria e pertencimento que você precisa.

1. Estenda a massa com o rolo o mais fina que você conseguir sem romper a massa.

2. Corte círculos com o auxílio de um molde ou um pires.

3. Recheie de acordo com sua preferência.

4. Cubra com outro círculo com cuidado para não partir a massa. Pressione o centro com a palma da mão empurrando o recheio para baixo.

5. Feche selando bem as extremidades.
Coloque uma panela de água salgada para ferver, cozinhe até que eles subam à superfície e fiquem ligeiramente transparente.
Retire e sirva quente com o molho de sua preferencia.
Boa tarde a todos.
Ravioli sem glúten
Course: Massas, Massas recheadas, Sem glúten, glúten freeCuisine: AlternativaDifficulty: Elevado4
Pessoas15
minutes10
minutes179
kcal120 min
Uma massa delicada, difícil de trabalhar, mas muito satisfatória para quem segue uma dieta sem glúten.
O valor calórico se refere a cada porção da massa.
Ingredientes
1 1/2 xícara de farinha de arroz.
3 ovos crus.
1/2 xícara de amido de tapioca
1 colher (chá) de goma xantana
Um pouco de água, 1 ou 2 colheres, se a massa ficar muito seca
Instruções
- Coloque a farinha, o amido e a goma em uma tigela.
- Bata os ovos e adicione à farinha.
- Misture bem e sove por 10 a 15 minutos até obter uma massa homogênea parecida com uma massa de modelar.
- Embrulhe em filme plástico e reserve por, pelo menos, 2 horas.
- Imagem 1: Estenda a massa com o rolo o mais fina que você conseguir sem romper a massa. Observe como as bordas são irregulares e quebradiças.
- Imagem 2: Corte círculos com o auxílio de um molde ou um pires. Cuide de polvilhar bastante farinha de arroz embaixo da massa antes de estender para que ela não grude. Se grudar ela vai quebrar quando você tentar soltar.
- Imagem 3: Você pode rechear como o que quiser? Não. O recheio não deve ser gorduroso e nem conter muito líquido.
- Imagem 4: o recheio deve ser o mais plano possível, assim, quando você cobrir com outro disco de massa essa não vai rachar em cima. Observe a imagem.
- Imagem 5. Sele bem as extremidades e coloque para cozinhar em água fervente salgada como a água do mar.
- Retire assim que a massa ficar ligeiramente transparente e os “pastéis”subam à superfície.
- Sirva imediatamente com molho de sua preferência.