Sorvete de Mate, de onde surgiu essa ideia?
De encontro de noticias econômicas, culturais e gastronomicas .

Sorvete de Erva-Mate: erva, açúcar e leite.
O interesse sobre o assunto foi despertado pelo post de Carlos Alberto Dória, e-Boca Livre, publicado na página Caipirismo, sobre a queda no preço da erva-mate e suas consequências para o pequeno agricultor. Se, do ponto de vista do consumidor a queda no preço é mais do que bem vinda, do ponto de vista do produtor, que fica com uma ínfima parte do lucro, essa queda pode inviabilizar a manutenção dessa cultura em suas lavouras.
Qual a solução para tal impasse? Pensar fora da caixa, ou seja, buscar novos usos para a erva-mate além do tradicional chimarrão e tereré o que aumentaria a demanda pelo produto e consecutivamente a lucratividade sem prejuízo nem para o agricultor nem para o consumidor.
Mas usar erva-mate no quê, perguntarão vocês. Ora, às vezes nos esquecemos que a mesma erva com a qual fazemos nosso mate, quente ou gelado, é usada no chá mate e no final das contas, respeitando o fato de que chá somente é derivado da planta Camellia sinensis, é um tipo “chá”. Sobre isso Apremavi. Erva-mate.
Receitas como sorvete, bolo, muffin, panqueca, bebidas e afins com erva-mate? Parece coisa de doido mas de forma alguma é, basta pensar o mate como se tem pensado o chá verde mundo afora. Transformar a erva-mate em um Matchê (esse nome não é ideia minha, li em um comentário na referida página, Caipirismo, acima destacada) similar ao Matcha tão popular hoje em dia. O que se faz com Matcha que se pode fazer com Matchê? Veja aqui algumas ideias The Healthy Maven. 20 Recipes wth Matcha Green Tea.

http://www.thehealthymaven.com/2014/05/chocolate-matcha-energy-balls
Sob o aspecto cultural eu diria que o mate é tão popular no Brasil quanto o chá é mundo afora. Os sulistas disseminaram a cultura da roda de chimarrão de Norte a Sul do País e o hábito de tomar o Tereré é tão popular de Oeste a Leste quanto. Enquanto isso, o Mate Gelado impera no Sudeste, especialmente no Rio de Janeiro – na praia acompanhado pelo famoso Biscoito Globo – e Espírito Santo.
Ou seja, culturalmente falando existe um imenso mercado para produtos derivados de erva mate em todo o país. Seguindo o desafio Proposto por Carlos Alberto Dória, vamos “Pensar no Mate”.

Sorvete de Mate Doce
A base dessa receita é o “mate cocido” popular em toda a América do Sul. Feito a partir da erva-mate tostada e fervida em água ou leite é uma bebida faz parte de minhas memórias afetivas pois nasci no Sudoeste do Paraná, na região de Campos Gerais, em um dos municípios mais frios do Brasil onde, o hábito de dar às crianças alguma bebida quente com leite e açúcar era comum. Nessa categoria entram as gemadas, o vinho quente com especiarias, o sagu ainda quente com creme, a canjica… e o Mate Doce. Além disso me mudei ainda criança para o Mato Grosso do Sul na fronteira com o Paraguai e cresci tomando “cocido”com “coquitos” nas casas de minhas amigas.

Sorvete de Mate Doce com Geleia de Amora
Mas chega de prosa e vamos à receita, que é muito simples.
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de erva-mate
- 2 litros de leite
- Derreta o açúcar, adicione a erva-mate e toste por alguns minutos.
- Adicione o leite e mexa até dissolver todos os torrões de açúcar com erva.
- Deixe ferver por alguns minutos cuidando para não derramar.
- Coloque um pano de prato limpo dobrado em 2 sobre uma peneira e coe o chá.
- Espere esfriar e coloque no congelador por 1 hora.
- Passado esse tempo retire de 15 em 15 minutos para bater bem a fim de dissolver cristais de gelo por 2 horas. Ou seja, bata 4 vezes.
- Na última vez que você bater aconselho que use uma batedeira para obter um sorvete bem cremoso.
- Coloque no congelador novamente e retire 15 minutos antes de servir. Se necessário, bata novamente..
Para 2 litro de sorvete ( é muito sorvete, recomendo fazer a metade da receita) você irá precisar de:
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de erva-mate
- 2 litros de leite
Modo de Fazer:
Derreta o açúcar, adicione a erva-mate e toste por alguns minutos.
Adicione o leite e mexa até dissolver todos os torrões de açúcar com erva.
Deixe ferver por alguns minutos cuidando para não derramar.
Coloque um pano de prato limpo dobrado em 2 sobre uma peneira e coe o chá.
Espere esfriar e coloque no congelador por 1 hora.
Passado esse tempo retire de 15 em 15 minutos para bater bem a fim de dissolver cristais de gelo por 2 horas. Ou seja, bata 4 vezes.
Na última vez que você bater aconselho que use uma batedeira para obter um sorvete bem cremoso.
Guarde no congelador.
Retire 20 minutos antes de servir e, se necessário, bata muito bem novamente a fim de que volte a ficar cremoso.
Delicioso, amargo, levemente doce, com acentuado sabor de erva-mate.
É como tomar chimarrão ou Tereré em forma de sorvete.

Sorvete de Mate Doce
Assista o vídeo da receita no canal A Cozinha Sincera no YouTube e, caso goste, assine o canal para receber nossas receitas assim que sairem do “forno”.
Experimente.