Strogonoff, a mais brasileira das receitas russas, cujo nome você escolhe e a receita passo a passo você vê aqui.

Uma receita que está entre nós há muito tempo, que já foi considerada, junto com o com o arroz à grega e o salpicão de frango, a nobreza dos buffets de casamento e aniversário.
Eu sinceramente não entendo o que faz as pessoas passarem a achar “cafona” uma receita que gostam, relegando ela a uma subcategoria na qual o cajuzinho é o rei.
Enfim, voltemos ao strogonoff.
É uma receita originária da Rússia onde é servida acompanhada de purê de batatas.
Como é servida?
Eles formam um círculo de purê e colocam o strogonoffe no meio e conforme comem, misturam com o purê.
Devo dizer que é delicioso.
Mas existem outras particularidades na receita original.
Os cogumelos são frescos e o creme de leite levemente azedo.
Em comum o molho inglês, a mostarda e o ketchup.
Sobre a minha receita, e sim, essa é minha versão de strogonoff pois assim como todo mundo tenho versões minhas para várias receitas tradicionais, a particularidade é o uso de tomates “in natura” no molho.
Por que?
Inicialmente foi por causa da acidez que a soma dos cogumelos em conserva, da mostarda e do ketchup deixam no molho e depois, conforme fui usando cogumelos frescos, por que o sabor fica melhor e o uso de ingredientes sem processamento algum é sempre uma excelente ideia.
Vamos conhecer a receita?
Ingredientes:
- 600g de carne. Tem que ser filé mignon? De jeito nenhum. Pode ser colchão mole, patinho, alcatra e mesmo fraldinha. O que importa é a maneira que você corta a carne. Tem que cortar em tiras contra o fio da carne. Assim, você vai cortar em bifes finos e depois cortar os bifes em tiras com metade do tamanho de seu dedo.
- 2 colheres de óleo
- 3 colheres de manteiga
- 1 cebola grande bem picada ou ralada
- 1k de tomates bem maduros. Compre os tomates alguns dias antes de fazer a receita e os deixe em temperatura ambiente para que amadureçam. Na verdade, tomates nunca deveriam ir para a geladeira.
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 300g de cogumelos frescos ou em conserva
- 1 colher de sopa de mostarda
- 1/3 de xícara de ketchup
- 3 colheres de sopa de molho inglês
- 300ml de creme de leite fresco ou em caixinha
- Sal e pimenta a gosto
Modo de Fazer:
- Aqueça uma panela de fundo grosso e adicione o óleo e a manteiga.
- Coloque pequenos bocados de carne para fritar, um pouco de cada vez de maneira que cubram o fundo da panela e não fiquem umas sobre as outras. Não mexa na carne, deixe ela grelhar bem de um lado para depois mexer. Assim você “pode” evitar que a carne solte sumos e cozinhe ao invés de grelhar. Pode evitar sim, mas não há garantia de que não aconteça.
- Retire os bocados e coloque em uma tigela enquanto grelha toda a carne.
- Quando toda a carne estiver grelhada, devolva à panela e polvilhe a farinha.
- Mexa incorporando e fritando a farinha. Não se preocupe se grudar um pouco no fundo. Mas eu disse grudar hein? Não queimar. Para isso mantenha o fogo de médio a baixo.
- Agora junte a cebola e misture bem em fogo baixo. Isso fará com que o fundo que se formou na base da panela se desprenda adicionando mais sabor ao seu molho.
- Adicione mostarda, molho inglês e ketchup e mexa.
- Hora de entrar com os tomates.
- Para pelar os tomates, lave bem a casca, mergulhe em água fervente por 3 minutos, retire e coloque em água fria. Agora é só puxar a casca com os dedos e pronto. Tomates frescos pelados prontos para serem picados e misturados à carne.
- Misture os tomates picados mexa, baixe o fogo e deixe cozinhar lentamente.
- Enquanto isso refogue os cogumelos na manteiga e reserve.
- Quando o molho estiver cremoso e com uma cor marrom sem nenhum traço dos tomates, incorpore os cogumelos e o creme de leite mexendo bem.
- Se você estiver usando creme de leite fresco pode deixar ferver até incorporar, se for creme de leite em lata ou caixinha, desligue o fogo incorpore e sirva a seguir.
- Eu gosto de adicionar cheiro verde no final, mas isso é opcional.
- Agora é a hora de colocar o sal e a pimenta. Toda a vez que a receita for de algo que vai reduzir de volume durante o cozimento deixe para salgar no final pois conforme o volume de líquido diminui o sal se concentra.
- Os acompanhamentos tradicionais são arroz branco e batata fritia. Mas sugiro experimentar com purê de batata. Fica muito bom também.




