Terrine se origina da palavra da palavra terroir que significa terra e é uma alusão ao tipo de material do qual eram feitas as formas nas quais eram, e são, preparadas essas receitas.
Compostas por uma infinidade de ingredientes como carnes, peixes, frutos do mar, patês e legumes é um prato comum na mesa francesa tanto como acompanhamento como prato principal.
A receita abaixo foi feita unicamente com legumes, alguns assados, outros picados,alguns ralados ou grelhados. É uma primeira experiência que resultou em uma preparação criativa, colorida, saudável e algo sedutora aos olhos.
Vejamos:
Ingredientes:
- 2 berinjelas grandes.
- 1 abobrinha grande.
- 1 cebola.
- 1 cenoura.
- 1/2 pimentão amarelo.
- 3 batatas médias.
- Folhas frescas de manjericão, ou orégano, ou sálvia, ou salsinha…
- Sal e pimenta do reino.
- Azeite de oliva.
- 50 ml de vinho branco ou suco de laranja.
- 3 colheres de sopa de manteiga.
- Ervas frescas.
- Asse a berinjela com casca em forno quente por 20 minutos.
- Enquanto a berinjela assa, pique os outros legumes e fatie finamente a abobrinha e rale as batatas.
- Retire as berinjelas do forno, abra com uma faca, retire com uma colher a polpa e fatie.
- Unte com azeite de oliva uma assadeira retangular pequena, como as usadas para assar pães. Disponha as fatias de berinjela cobrindo o fundo e subindo pelas laterais. Você deve ter em mente criar um invólucro para seu recheio.
- Aqueça uma frigideira e grelhe as fatias de abobrinha. Eu fiz dessa forma por capricho mesmo…kkk. Você pode, ao invés de assar 2 berinjelas, assar 3 e separar a casca de uma delas para fechar a terrine.
- Coloque as folhas frescas de ervas de sua escolha, coloque metade da batata ralada e tempere com sal e pimenta. Adicione os legumes refogados, coloque a batata restante e pressione a fim de que fique bem compacto o recheio.
- Cubra com as fatias de legumes que você separou tendo o cuidado de cobrir bem o recheio.
- Leve para assar em forno preaquecido a 200 graus por 30 ou 40 minutos.
- Enquanto isso, coloque 50 ml de vinho branco ou suco de laranja na frigideira onde refogou os legumes, mecha até reduzir e aparece o fundo da panela. Acrescente 3 colheres de sopa de manteiga e ervas fresca. Deixe reduzir mais e coloque em uma molheira.
- Quando a terrine estiver assada, espere esfriar, desenforme cuidadosamente, fatie e sirva com salada para um prato principal ou como acompanhamento para alguma carne assada.
- Não esqueça do molho.
- 2 berinjelas grandes.
- 1 abobrinha grande.
- 1 cebola.
- 1 cenoura.
- 1/2 pimentão amarelo.
- 3 batatas médias.
- Folhas frescas de manjericão, ou orégano, ou sálvia, ou salsinha…
- Sal e pimenta do reino.
- Azeite de oliva.
- 50 ml de vinho branco ou suco de laranja.
- 3 colheres de sopa de manteiga.
- Ervas frescas.
Modo de Fazer:
Asse a berinjela, envolta em papel alumínio, por 15 minutos em forno preaquecido a 200 graus.
Enquanto a berinjela assa, pique os outros legumes e fatie finamente a abobrinha e rale as batatas.
Retire as berinjelas do forno, abra com uma faca, retire com uma colher a polpa e fatie.
Unte com azeite de oliva uma assadeira retangular pequena, como as usadas para assar pães. Disponha as fatias de berinjela cobrindo o fundo e subindo pelas laterais. Você deve ter em mente criar um invólucro para seu recheio.
Aqueça uma frigideira e grelhe as fatias de abobrinha. Eu fiz dessa forma por capricho mesmo…kkk. Você pode, ao invés de assar 2 berinjelas, assar 3 e separar a casca de uma delas para fechar a terrine.
Coloque as folhas frescas de ervas de sua escolha, coloque metade da batata ralada e tempere com sal e pimenta. Adicione os legumes refogados, coloque a batata restante e pressione a fim de que fique bem compacto o recheio.
Cubra com as fatias de legumes que você separou tendo o cuidado de cobrir bem o recheio.
Leve para assar em forno preaquecido a 200 graus por 30 ou 40 minutos.
Enquanto isso, coloque 50 ml de vinho branco ou suco de laranja na frigideira onde refogou os legumes, mecha até reduzir e aparece o fundo da panela. Acrescente 3 colheres de sopa de manteiga e ervas fresca. Deixe reduzir mais e coloque em uma molheira.
Quando a terrine estiver assada, espere esfriar, desenforme cuidadosamente, fatie e sirva com salada para um prato principal ou como acompanhamento para alguma carne assada.
Não esqueça do molho.
Para ver esa receita passo a passo, clique no link Terrine de Legumes. e veja o novo vídeo da Cozinha Sincera no YouTube e, caso gostem do que viram, assinem o canal para receber os vídeos em primeira mão. Aproveito para convida-los para seguir a cozinha em sua página no Facebook, Cozinha Sincera e no Twitter @cozinha_sincera.
Boa noite e bom início de semana a todos.