Tortelli, tortellini, tortellini, agnolini e ravioli, são variações possíveis de um mesmo princípio. Massa fresca, a base de ovos ou não, recheadas e servidas como Primo Piatto na Itália.
São receitas absolutamente encantadoras, dignas de figurar na mesa de pessoas que entendem e gostam muito de comer bem mas, na minha opinião, a receita de massa que é a gema mais preciosa dessa coroa é o Rotolo Ripieno. Massa esticada o mais fino possível, formando um retângulo, recheada de abóbora (zuca) muito bem temperada, e todas as variações que sua imaginação quiser. Espinafre, ricota, mussarela de búfala, presunto de Parma, vitela, cordeiro…
Um show de receita? Sim, mas se você pretende fazer para amigos aconselho fazer uma vez antes do dia em que irá servi-lo pois é um pouco trabalhosa e demorada. O melhor é preparar os recheios na noite anterior para economizar tempo. A massa precisa de 2 horas de cozimento, enrolada em um pano de prato, e em imersão.
Vamos a ela então.

Ingredientes: ovos, farinha, azeite, zucca, espinafre.
- – 1 ovo por pessoa e um ovo a mais. Por exemplo, se serão 4 pessoas servidas, 5 ovos
- – 1/2 xícara de farinha de trigo por ovo. Toda receita de massa pede 100 g de farinha por ovo mas minha experiência diz que dependendo d a farinha, do tamanho do ovo, e de uma série de outros fatores como umidade, esta medida varia um bocado e conservar o excesso de farinha é praticamente impossível. Assim, separe 100 g de farinha por ovo mas coloque somente 1/2 xícara na sua fontana (já explico) adicionando mais farinha se for necessário
- – Azeite de oliva.1/2 colher de chá por ovo. Mias ou menos.
- – 500 g de abóbora cabotiá
- – 2 maços grandes de espinafre
- – 1/2 xícara de manjericão
- – Sal, pimenta, noz moscada e canela
- – 200 g de queijo parmesão
- Prepare a massa.
- Faça um monte com a farinha e depois afaste com as mãos a farinha do centro criando uma cavidade no meio. A fontana.
- Adicione os ovos colocando-os bem no centro da farinha. Tome cuidado para não romper a barreira de farinha. Dá um trabalho “danado” para consertar o estrago se isso acontecer.
- Adicione o azeite aos ovos e bata com um garfo os ovos misturando gradualmente com a farinha.
- Quando bastante farinha já tiver sido incorporada aos ovos, comece a trabalhar com as mãos incorporando toda a farinha da fontana. A massa deve ficar lisa, elástica e desprender das mãos. Caso necessário, adicione um pouco d farinha que você reservou.
- Coloque a massa em um saco plástico enquanto você prepara os recheios mas lembre-se, é melhor já os ter prontos para poupar tempo.
- Recheios:
- Cozinhe a abóbora no vapor, ou tire a casca, pique e cozinhe em pouquíssima água ou asse. Quanto menos água tiver na abóbora melhor será o resultado. Caso sua abóbora seja um pouco aguada (isso acontece muitas vezes) coloque um pouco de farinha de rosca quando você for temperar… ou (como fazem na Toscana) moa biscotti de amêndoas e coloque nela.
- Tempere a abóbora com sal, pimenta, noz moscada e canela. Adicione o queijo e mecha até todos os ingredientes se misturarem. Agora é a hora de você verificar se precisa adicionar algo para conter o excesso de umidade d abóbora. Se necessário, adicione a farinha de rosca, ou de biscotti, uma colher de chá de cada vez, mexendo bem após cada adição.
- Lave o espinafre, separe as folhas dos talos, coloque-as em uma vasilha grande e adicione 2 colheres de sopa de sal.
- Reserve por alguns minutos.
- Quando perceber que o espinafre murchou, mexa vigorosamente esprema entre as mãos para retirar toda a água.
- Após espremer bem, coloque em uma tábua e corte bem.
- Coloque em uma peneira para terminar de escorre o líquido.
- A partir desse ponto tive problemas com a gravação do vídeo pois estava gravando ao vivo no Facebook e não percebi que a câmera tinha desligado. Assim, vou escrever o processo todo para vocês. Caso sintam necessidade de ver o processo todos, acessem a página da Cozinha Sincera no FAcebbok. A gravação esta fixada no topo da página.
- Estendam a massa o mais fino possível com o rolo de macarrão formando um retângulo.
- Espalhe o purê de abóbora e por cima o espinafre picado. Faça isso em toda a extensão da massa deixando 1 cm de borda por todos os lados.
- Enrole como um rocambole. Cuide de enrolar firmemente evitando, ao máximo possível, deixar ar dentro.
- Feche bem as emendas da massa.
- Enrole em um pano de prato bem limpo, dobre e amarre as pontas.
- Coloque para cozinhar na maior panela que você tiver em abundante água fervendo por 2 horas. Como vocês podem ver é uma receita demorada e trabalhosa mas essa cozinheira mais que sincera garante, seu esforço será plenamente recompensado pelo sabor e pelo encanto do que você irá servir afinal, cozinhar não é sóuma aventura,m “é um a forma de amar os outros”.
- Sirva com um molho intenso e suculento. Qualquer um da Sagrada Trindade Italiana serve. Não conhece a Sagrada Trindade? Então lhe apresento: Molho Sugo, Molho à Bolonhesa e Molho Ragu.
Ingredientes:
- 1 ovo por pessoa e um ovo a mais. Por exemplo, se serão 4 pessoas servidas, 5 ovos
- 1/2 xícara de farinha de trigo por ovo. Toda receita de massa pede 100 g de farinha por ovo mas minha experiência diz que dependendo d a farinha, do tamanho do ovo, e de uma série de outros fatores como umidade, esta medida varia um bocado e conservar o excesso de farinha é praticamente impossível. Assim, separe 100 g de farinha por ovo mas coloque somente 1/2 xícara na sua fontana (já explico) adicionando mais farinha se for necessário
- Azeite de oliva.1/2 colher de chá por ovo
- 500 g de abóbora cabotiá
- 2 maços grandes de espinafre
- 1/2 xícara de manjericão
- Sal, pimenta, noz moscada e canela
- 200 g de queijo parmesão
Modo de Fazer:
Prepare a massa.
Faça um monte com a farinha e depois afaste com as mãos a farinha do centro criando uma cavidade no meio. A fontana.

A “fontana”
Adicione os ovos colocando-os bem no centro da farinha. Tome cuidado para não romper a barreira de farinha. Dá um trabalho “danado” para consertar o estrago se isso acontecer.
Adicione o azeite aos ovos e bata com um garfo os ovos misturando gradualmente com a farinha.
Quando bastante farinha já tiver sido incorporada aos ovos, comece a trabalhar com as mãos incorporando toda a farinha da fontana. A massa deve ficar lisa, elástica e desprender das mãos. Caso necessário, adicione um pouco d farinha que você reservou.
Coloque a massa em um saco plástico enquanto você prepara os recheios mas lembre-se, é melhor já os ter prontos para poupar tempo.
Recheios:
Cozinhe a abóbora no vapor, ou tire a casca, pique e cozinhe em pouquíssima água ou asse. Quanto menos água tiver na abóbora melhor será o resultado. Caso sua abóbora seja um pouco aguada (isso acontece muitas vezes) coloque um pouco de farinha de rosca quando você for temperar… ou (como fazem na Toscana) moa biscotti de amêndoas e coloque nela.
Tempere a abóbora com sal, pimenta, noz moscada e canela. Adicione o queijo e mecha até todos os ingredientes se misturarem. Agora é a hora de você verificar se precisa adicionar algo para conter o excesso de umidade d abóbora. Se necessário, adicione a farinha de rosca, ou de biscotti, uma colher de chá de cada vez, mexendo bem após cada adição.
Lave o espinafre, separe as folhas dos talos, coloque-as em uma vasilha grande e adicione 2 colheres de sopa de sal.
Reserve por alguns minutos.
Quando perceber que o espinafre murchou, mexa vigorosamente esprema entre as mãos para retirar toda a água.
Após espremer bem, coloque em uma tábua e corte bem.
Coloque em uma peneira para terminar de escorre o líquido.
A partir desse ponto tive problemas com a gravação do vídeo pois estava gravando ao vivo no Facebook e não percebi que a câmera tinha desligado. Assim, vou escrever o processo todo para vocês. Caso sintam necessidade de ver o processo todos, acessem a página da Cozinha Sincera no Facebook. A gravação esta fixada no topo da página.
Estenda a massa o mais fino possível com o rolo de macarrão formando um retângulo.
Espalhe o purê de abóbora e por cima o espinafre picado. Faça isso em toda a extensão da massa deixando 1 cm de borda por todos os lados.
Enrole como um rocambole. Cuide de enrolar firmemente evitando, ao máximo possível, deixar ar dentro.
Feche bem as emendas da massa.
Enrole em um pano de prato bem limpo, dobre e amarre as pontas.
Coloque para cozinhar na maior panela que você tiver em abundante água fervendo por 2 horas. Como vocês podem ver é uma receita demorada e trabalhosa mas essa cozinheira mais que sincera garante, seu esforço será plenamente recompensado pelo sabor e pelo encanto do que você irá servir afinal, cozinhar não é sóuma aventura,m “é um a forma de amar os outros”.
Sirva com um molho intenso e suculento. Qualquer um da Sagrada Trindade Italiana serve. Não conhece a Sagrada Trindade? Então lhe apresento: Molho Sugo, Molho à Bolonhesa e Molho Ragu.

Molho Sugo, Ragu e Bolonhesa.
Para completar essa deliciosa receita originária da Bologna, nada melhor do que um Rosso de Montalcino. Recomendo.
Assistam ao vídeo da receta abaixo me digam se alguma música seria mais perfeita para essa receita do que La Traviata de Giuseppe Verdi.
Abraços e até amanhã… vai ter cookies de chocolate. Aguardem.