Cozinhar é um ato cultural no sentido mais amplo do termo.
Quando somamos ingredientes e temperos dentro de uma panela, tanto nos ligamos a nossa herança cultural quanto ligamos aqueles para quem nós cozinhamos a essa rede formando uma teia, que se projeta tanto para o passado quanto para o futuro.
Mas cozinhar não é uma atividade engessada e presa a suas referências, é um ato criativo e transformador da realidade.
A evolução do Homem enquanto espécie somente foi possível a partir do momento que ele dominou o fogo e passou a cozinhar os alimentos. Restos arqueológicos dão indício claro de que essa prática começou entre 1,9 e 1,8 milhões de anos atrás, na transição entre o Homo Habilis e o Homo Erectus. Sobre o assunto ver O Cru, o cozido e o cérebro.
Agora a pergunta que não quer calar: depois de quase 2 milhões de anos de práticas culinárias ainda é possível criar algo novo? Claro que sim. Mesmo que depois você vá ao Google e descubra que um monte de gente já fez exatamente a mesma coisa que você…rsrs. Ainda assim, modificar uma receita transformando aquilo que você sempre consumiu de uma forma tradicional em uma receita inusitada é muito estimulante.
Essa receita reflete exatamente essa subversão de forma.
Transformar a tradicional massa à base de ovos para macarrão em uma massa de chocolate para a sobremesa…
Uma idéia na cabeça, um rolo de macarrão na mão e o resultado pode ser conferido abaixo…
Prepare uma receita de Massa a base de ovos para macarrão.
Separe uma porção de 1/4 da massa e adicione 3 colheres de chá de cacau em pó à massa e 2 colheres de cafézinho de bicarbonato de sódio. Misture muito bem até estar bem homogêneo.
Estenda com o rolo de macarrão ou cilindro até a massa ficar o mais fina possível, corte e recheie com purê de Banana da Terra.