
Fatias de Picanha Grelhadas servidas com Abóbora Picante, Tomate Assado e Salada de Rúcula com Flor de Mostarda.
O churrasco é uma instituição no nosso país. Variam sua forma e seu conteúdo, só não varia sua popularidade.
Antigamente, a carne era a grande estrela do espetáculo. Vinagrete, maionese de batata, farofa, mandioca, arroz carreteiro… Meros coadjuvantes.
Mas percebe-se que o churrasco está mudando. Sim, a carne ainda é o destaque, mas os acompanhamentos saltaram das travessas e passaram a disputar a grelha com ela. Abóboras, berinjelas, tomates, abobrinhas, cebolas, batata doce… Todos esses ingredientes passaram a ter seu espaço tornando o churrasco uma refeição mais leve, saudável e saborosa.
Creio que essa mudança seja parte de um processo de conscientização das pessoas. Inúmeros estudos indicam que o consumo excessivo de carne vermelha pode ocasionar uma série de problemas para a saúde, e que a manutenção do consumo de carne nos níveis atuais não podem ser mantidos por muito tempo sob o risco de um esgotamento de reservas naturais do planeta.
Este churrasco reflete tanto essa realidade quanto a influência do chef Francis Mallmann, autor do livro “Sete Fogos“, considerado a maior referência mundial quando o assunto é o uso do fogo, a partir da lenha e do carvão, para assar alimentos.
Espero que gostem!
- 1 – 300 gramas de carne em filés, com três dedos de espessura cada um, por pessoa.
- 2 – Legumes variados: abóbora, berinjela, batata doce, abobrinha, tomate…
- 3 – Sal grosso para a carne.
- 4 – Sal, pimenta do reino moída na hora, mel, azeite de oliva e condimentos a gosto. Ex: páprica, cominho, pimenta calabresa..
- 5 – Carvão.
- Acenda o fogo usando um pouco de carvão e papel embebido em álcool.
- Lave, corte os legumes.
- Misture o azeite, o mel, o sal, a pimenta e os condimentos e tempere os legumes.
- Corte a carne e tempere com sal grosso
- Coloque os legumes na grelha de acordo com sua densidade. Por exemplo, batatas e abóboras demoram mais para assar do que tomates, abobrinhas e berinjelas.
- Quando todos os legumes estiverem quase assados, coloque-os nas laterais da grelha e verifique a intensidade do calor do fogo. Colocando a mão dois palmos acima da grelha você não poderá contar até mais de dez antes de ter de remover a mão por excesso de calor. Se necessário, acrescente mais carvão e espere o fogo voltar a temperatura ideal.
- Adicione a carne e enquanto espera 5 minutos antes de virar, retire os legumes.
- Vire a carne e espere mais 5 minutos.
- Retire e sirva o churrasco acompanhado de uma boa salada de verduras e todos os demais acompanhamentos que você preferir.
Assista à receita completa: