Vaca Atolada
“A Vaca atolada é um prato típico da comida caipira, tem como principais ingredientes costela bovina e mandioca, muito popular em estados como Minas Gerais e Santa Catarina.
Tropeiros valeparaibanos carregavam no embornal carne mergulhada na gordura, o que garantia alimento por um bom tempo, sem deteriorar. Ao longo das trilhas colhiam mandioca, assim podendo misturá-las e cozinhar junto com as carnes, uma comida forte e boa para dias mais frios da serra.
Ao se dirigirem às Minas Gerais, transpondo a Serra da Mantiqueira por terrenos íngremes, frios, irregulares, úmidos e principalmente nos períodos de chuva, o que tornava o solo alagadiço, o gado encalhava e não prosseguia, havia então o momento de remanejamento dos animais, o descanso da tropa e sua alimentação. Assim sendo, foi batizado esse alimento como Vaca Atolada.
No entanto, a receita de Vaca Atolada é tradicionalemte feita com costelas de boi, uma carne que não era aproveitada para compor a comida dos viajantes, e nem servia para fazer o charque ou carne seca. Mas provavelmente é que seja uma comida preparada após o abate do gado, cozinhando as costelas e sua gordura com pedaços de aipim e cebolas.” Wikipédia
Comida de raiz, comida caipira, de tropeiros, de sustança…
Popular em todo o sertão… “Que está em todo lugar.” J. G. R.
Comida perfeita para esses dias mais frescos em que olhamos para o céu mais azul do ano.
Ingredientes:
- 1 kg de mandioca.
- 1,5 de costela bovina em tira. Escolha uma costela com bastante carne e pouca gordura.
- 2 cebolas.
- 3 dentes de alho.
- 1 folha de louro.
- sal e pimenta a gosto.
- salsinha fresca.
Modo de Fazer:
Corte a costela em pedaços e coloque para fritar na panela de pressão destampada.
Quando a carne estiver dourada, adicione a cebola, o louro e o alho picados e deixe murchar. Cuidado para não queimar a cebola e o alho senão, o milho ficará amargo.
Acrescente água fervendo até quatro dedos acima da carne. Tampe a panela e deixe cozinhar por, mais ou menos 30 minutos.
Destampe e verifique o ponto de cozimento da costela. Os ossos devem estar se desprendendo da carne. Se necessário, acrescente mais água e cozinhe por mais 20 minutos. Verifique novamente. Cuidado para não deixar a água secar.
Enquanto a carne cozinha, descasque e pique a mandioca.
Quando a carne das costelas soltar dos ossos, acrescente a mandioca picada, o sal e pimenta, tampe a panela e cozinhe por mais 15 minutos.
Destampe e verifique se a mandioca está cozida. Se ainda não estiver, mantenha a panela destampada e termine de cozinhar a mandioca até o ponto desejado. Adicione água se necessário.
Eu gosto de deixá-la bem cozida, assim os pedaços menores se dissolvem e misturam- se com o molho escuro formando um creme extremamente saboroso.
Retire as raízes centrais da mandioca que ficaram no cozido e, se desejar, desosse a carne.
Sirva com bastante salsinha salpicada por cima.
Acompanhamento perfeito? Couve refogada.
Abraços e boa noite a todos.