Ok, é quase um ultraje mesmo. Não bastasse ser um hambúrguer, não bastasse o queijo derretendo, não bastasse o pão macio… Foi mesmo necessário acrescentar fatias crocantes de bacon?
Foi. Trabalhamos, lutamos, levamos nossos compromissos a sério, tentamos ser responsáveis por tudo aquilo que nos cabe nessa vida e, …não podemos colocar bacon no sanduíche por que não pega bem, porque faz mal a saúde, porque engorda…
Não concordo, acho que você deve se dar a esse luxo. Nem que seja de vez em quando…
Ingredientes:
- 200g de carne moída duas vezes para uma porção. Patinho, colchão mole, alcatra, uma mistura de picanha com colchão mole…o dono do hambúrguer é você. Você decide. Só lembre-se de que é necessário um pouco de gordura para seu sanduíche ficar suculento.
- sal e pimenta do reino moída na hora.
- azeite de oliva.
- tomate fatiado.
- queijo mussarela.
- bacon.
- pão de hambúrguer. Quando for comprar o pão escolha com cuidado. Dê preferência àqueles produzidos recentemente e, se estiver diante de duas marcas diferentes, tente sentir qual marca tem o pão mais leve. Já sei, você vai dizer que todos os pacotes de pão tem a mesma quantidade de pão e o mesmo peso total mas, alguns pães são maiores, ou mais leves, ou mais fofos. Isso faz toda a diferença, quanto mais leve o pão mais saboroso o sanduíche.
- mostarda e ketchup
Modo de Fazer:
Faça os hambúrgueres.
Nada de ficar socando a carne até ela virar uma massa. Nada de colocar tantos ingredientes nela a ponto de não sentir mais seu gosto. Você investiu em uma boa carne. Valorize-a.
Tempere com sal e pimenta. Pouco sal, “na Cozinha, sal de menos é sempre mais” e, quando o assunto é hambúrguer e lasanha, esse cuidado deve ser redobrado porque os queijos são, normalmente, muito salgados.
Modele os hambúrgueres em sua mão ou usando um aro de cozinha. Tente fazer com que o meio dele fique um pouco mais baixo do que as bordas, formando uma cavidade, para que ele estufe o centro ao cozinhar.
Corte os pães e coloque-os no forno quente com a parte cortada virada para baixo em uma assadeira untada para que fiquem crocantes.
Coloque um pouco de azeite na frigideira e grelhe os hambúrgueres de um lado.
Enquanto isso, coloque o bacon entre duas folhas de papel toalha e leve ao micro ondas por dois minutos ou, coloque junto com os hambúrgueres na frigideira. Eu prefiro a segunda opção pois o bacon solta um pouco de gordura que é absorvida pela carne.
Quando virar os hambúrgueres adicione o tomate à frigideira e o queijo em cima da carne.
Quando o queijo derreter, coloque o bacon e o tomate por cima.
Pegue a metade do pão e coloque sua “construção” em cima. Tampe com a outra metade do pão e prense na frigideira quente. Primeiro um lado depois o outro. Cuidado para não desmontar.
Aí está, uma “obra de arte”. Caso queira apaziguar sua consciência, coloque folhas de alface americana. Caso sua consciência esteja tranqüila, acrescente um ovo frito com a gema bem molinha…
Boa noite a todos.